settings icon
share icon
Pergunta

Por que a adoração de Baal e Aserá era uma luta constante para os israelitas?

Resposta


Em todo o Antigo Testamento, lemos relatos de adoração de ídolos entre os israelitas, especialmente a adoração de Baal e Aserá, ou às vezes Baal e Astarote. O paganismo que cercava o povo de Deus se infiltrou, se firmou e levou a muita miséria. Era uma luta constante permanecer fiel ao Senhor, seu Deus.

Deus havia ordenado a Israel que não adorasse ídolos (Êxodo 20:3; Deuteronômio 5:7) - na verdade, eles deveriam evitar até mesmo mencionar o nome de um deus falso (Êxodo 23:13). Para evitar concessões, eles foram advertidos a não se casarem com as nações pagãs e a evitar práticas que pudessem ser interpretadas como ritos de adoração pagãos (Levítico 20:23; 2 Reis 17:15; Ezequiel 11:12). Israel foi a nação escolhida por Deus para um dia dar origem ao Salvador do mundo, Jesus Cristo. No entanto, mesmo com sua herança e com tanta coisa dependente de seu futuro, Israel era continuamente atraído por amizades com Baal e Aserá.

Baal era o deus supremo na antiga Canaã e na Fenícia. Como deus da tempestade, ele geralmente era representado segurando um raio levantado. Sua consorte, Aserá, era a principal divindade feminina e era representada por um poste esculpido ou um tronco de árvore sem membros plantado no chão. Baal e Aserá são frequentemente mencionados juntos nas Escrituras. Às vezes, Baal é mencionado com a deusa Astarote, que, na mitologia cananeia, estava intimamente relacionada a Aserá e pode ter sido considerada a mesma deusa durante algum tempo. Todos eles eram deuses da fertilidade e seus ritos de adoração envolviam perversão sexual.

Após a morte de Josué, a adoração a Baal e Aserá se tornou um problema persistente e atormentador para Israel. Não demorou muito: logo na geração seguinte a Josué, "os israelitas fizeram o que era mau aos olhos do SENHOR, esquecendo-se do SENHOR, seu Deus, e cultuando os baalins e Aserá" (Juízes 3:7). Mais tarde, Deus disse ao juiz Gideão para limpar a casa: "derruba o altar de Baal, que é de teu pai, e corta o poste de Aserá que está ao lado do altar" (Juízes 6:25). Novamente, nos dias de Jefté, "os israelitas voltaram a fazer o que era mau aos olhos do SENHOR. Cultuaram os baalins, Astarote, os deuses da Síria, de Sidom, de Moabe, dos amonitas e dos filisteus. Visto que abandonaram o SENHOR e já não o cultuavam" (Juízes 10:6).

Durante a monarquia, os reis se envolveram, abandonando o Senhor e trazendo a adoração de Baal e Aserá para Israel. Sob o comando do rei Acabe e da rainha Jezabel, Israel era patrocinador estatal de uma forma fenícia de adoração de ídolos, e o profeta Elias teve de enfrentar "quatrocentos e cinquenta profetas de Baal e ... quatrocentos profetas de Aserá, que comem à mesa de Jezabel" (1 Reis 18:19). O maligno rei Manassés, de Judá, desfez todas as reformas de seu pai Ezequias e "erigiu altares a Baal e fez um poste de Aserá" (2 Reis 21:3). Em Sua acusação contra Israel antes de enviá-los para o exílio, Deus disse: "E fizeram para si dois bezerros de fundição e um poste-ídolo, e adoraram todo o exército do céu, e cultuaram Baal, deixando todos os mandamentos do SENHOR, seu Deus" (2 Reis 17:16).

Há vários motivos pelos quais a adoração de Baal e Aserá era um problema tão grande para Israel. Primeiro, a adoração de Baal e Aserá tinha o fascínio do sexo ilícito, já que a religião envolvia prostituição ritual. É exatamente isso que vemos no incidente de Baal de Peor, quando "o povo começou a prostituir-se com as mulheres moabitas, pois elas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses. E o povo comeu e inclinou-se diante dos seus deuses" (Números 25:1-2). Durante esse episódio, um israelita chamado Zinri descaradamente trouxe uma mulher midianita para o acampamento e foi direto para sua tenda, onde os dois começaram a fazer sexo (versículos 6-8, 14-15).

Outro motivo pelo qual a adoração de Baal e Aserá era um problema constante para Israel é o que poderíamos chamar de pressão internacional dos colegas. Israel queria ser como as outras nações (consulte 1 Samuel 8:5, 20). As outras nações adoravam Baal e Aserá, e muitos israelitas se sentiram impelidos a fazer o mesmo.

E, basicamente, Israel adorava Baal e Aserá por causa das tentações de Satanás aliadas à pecaminosidade da humanidade. O inimigo de nossas almas tentou Israel a adorar ídolos; os sacrifícios feitos a Baal e Aserá eram, na verdade, sacrifícios a demônios (1 Coríntios 10:20). A obstinação teimosa da humanidade trabalha em conjunto com as seduções de Satanás, e o resultado é a rebelião contra Deus. Israel abandonou repetidamente sua aliança com Deus, perdeu as bênçãos de Deus e perseguiu os Baals e Aserás para sua própria destruição.

O livro de Oséias usa apropriadamente o adultério como metáfora para descrever a adoração de ídolos em Israel. Abandonar o Deus de sua aliança e perseguir falsos deuses, como Baal e Aserá, era semelhante a um adultério espiritual. Mas Deus prometeu restaurar Seu povo infiel e amá-lo para sempre:

"Naquele dia, diz o SENHOR...

Pois tirarei da sua boca os nomes dos baalins, e ela não mencionará mais esses nomes....

E me casarei contigo para sempre;

sim, eu me casarei contigo em justiça, juízo, misericórdia e compaixão;

eu me casarei contigo em fidelidade, e tu reconhecerás o SENHOR."

(Oséias 2:16-17, 19-20)

O problema da adoração de Baal e Aserá foi finalmente resolvido depois que Deus retirou Israel da Terra Prometida. Devido à idolatria dos israelitas e ao desrespeito à lei, Deus trouxe as nações da Assíria e da Babilônia contra eles em um ato de julgamento. Após o exílio, Israel foi restaurado à terra, e o povo não voltou a se envolver com ídolos.

Os cristãos de hoje podem ser rápidos em julgar os israelitas por sua idolatria, mas devemos nos lembrar de que os ídolos assumem muitas formas. Os pecados idólatras ainda tentam o crente moderno (Romanos 3:23; 1 João 1:8-10). Em vez de nos curvarmos às antigas formas de Baal e Aserá, hoje em dia, às vezes, honramos as posses, o sucesso e o prazer físico em detrimento de Deus. Assim como Deus disciplinou os israelitas por sua idolatria e os perdoou quando se arrependeram, Ele graciosamente nos disciplina e estende a oferta de perdão em Cristo (Hebreus 12:7-11; 1 João 1:9; 2 Pedro 3:9).

English



Voltar à página principal em português

Por que a adoração de Baal e Aserá era uma luta constante para os israelitas?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries