settings icon
share icon
Pergunta

Qual é o significado de Azazel / o bode expiatório?

Resposta


"Azazel" ou "bode expiatório" é mencionado em Levítico 16 como parte das instruções de Deus para os israelitas com relação ao Dia da Expiação. Nesse dia, o sumo sacerdote primeiro oferecia um sacrifício por seus pecados e pelos de sua família; depois, realizava sacrifícios pela nação. "Da congregação dos filhos de Israel tomará dois bodes, para a oferta pelo pecado, e um carneiro, para holocausto" (v. 5). O sacerdote trouxe os animais perante o Senhor e lançou a sorte entre os dois bodes - um para ser o sacrifício e o outro para ser o bode expiatório. O primeiro bode foi abatido pelos pecados do povo e seu sangue foi usado para purificar o Lugar Santíssimo, a tenda do encontro e o altar (v. 20). Após a purificação, o bode vivo era levado ao sumo sacerdote. Colocando as mãos sobre o bode expiatório, o sumo sacerdote deveria "confessar todas as iniquidades dos filhos de Israel, todas as suas transgressões e todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode e enviá-lo-á ao deserto, pela mão de um homem à disposição para isso. Assim, aquele bode levará sobre si todas as iniquidades deles para terra solitária; e o homem soltará o bode no deserto" (vv. 21-22). Simbolicamente, o bode expiatório assumiu os pecados dos israelitas e os removeu (v. 10). Para os cristãos, isso é um prenúncio de Cristo.

Cristo é a expiação completa por nossos pecados. De muitas maneiras, Ele personifica cada aspecto do Dia da Expiação. Foi-nos dito que Ele é nosso grande Sumo Sacerdote (Hebreus 4:14). Ele também é o "Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo" (Apocalipse 13:8) como sacrifício por nossos pecados. E Ele é o nosso bode expiatório. 2 Coríntios 5:21 afirma: "Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus." Nossos pecados foram colocados sobre Cristo - Ele carregou nossos pecados, assim como o bode expiatório carregou os pecados dos israelitas. Isaías 53:6 profetiza a aceitação de Cristo do fardo do pecado: "Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos." Depois que os pecados eram colocados sobre o bode expiatório, ele era considerado impuro e levado para o deserto. Em essência, o bode foi expulso. O mesmo aconteceu com Jesus. Ele foi crucificado fora da cidade. "Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer... Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu" (Isaías 53:3a, 12). Jesus personificou o que o bode expiatório representava - a remoção dos pecados dos perpetradores.

De fato, os rituais do Antigo Testamento têm uma profundidade e uma riqueza que somente Deus poderia criar. O Dia da Expiação prefigurava a expiação definitiva que Cristo proporciona. Não precisamos mais sacrificar animais para cobrir nossos pecados, nem imputar nossos pecados a um bode expiatório para que eles sejam levados. Jesus foi sacrificado e "bode expiatório" por nós. Nossos pecados foram expiados e removidos. "Ora, visto que a lei tem sombra dos bens vindouros, não a imagem real das coisas", diz-nos Hebreus 10:1. "Entretanto, nesses sacrifícios faz-se recordação de pecados todos os anos, porque é impossível que o sangue de touros e de bodes remova pecados. Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas" (Hebreus 10:3-4, 10).

Como observação lateral, o nome "Azazel" aparece em algumas mitologias judaicas. Embora existam diferentes versões no Livro de Enoque, no Livro dos Gigantes e em outros livros pseudepígrafos, a história é essencialmente que Azazel era o nome de um dos anjos caídos que pecaram no capítulo 6 de Gênesis. Como maldição por seu pecado, Azazel foi forçado a assumir a forma de um demônio semelhante a um bode. Esse mito não está registrado na Bíblia. Independentemente da identidade de Azazel, a Bíblia enfatiza a suficiência e a completude do sacrifício de Cristo tanto para remover nosso pecado quanto para nos reconciliar com Deus.

English



Voltar à página principal em português

Qual é o significado de Azazel / o bode expiatório?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries