settings icon
share icon
Pergunta

O que é a Aliança Noética?

Resposta


A Aliança Noética, encontrada em Gênesis 9:8-17, é a promessa que Deus fez a Noé e seus descendentes depois do dilúvio que destruiu o mundo. A Aliança de Noé tem várias características distintivas. Primeiro, é uma aliança incondicional. Em segundo lugar, foi feita para Noé e todos os seus descendentes, bem como “toda a alma vivente” e a terra em geral (Gênesis 9:8-10). Terceiro, foi selada com um sinal, o arco-íris.

A aliança Noética é uma aliança incondicional porque não depende de nada que Noé ou seus descendentes tenham que fazer para cumprir a aliança. A promessa é baseada somente na fidelidade de Deus. Por causa da fidelidade de Deus em sempre fazer o que Ele diz que fará, podemos saber hoje com certeza que nunca haverá outro dilúvio mundial como houve nos dias de Noé, não importa o quão perversa a humanidade se torne. Nem a maldade nem a retidão da humanidade afetam essa aliança incondicional. Não há nenhuma "condição" sob a qual Deus renegará Sua promessa. Isso não significa que Deus nunca mais destruirá a terra. Ele prometeu um dia destruir a terra pelo fogo (2 Pedro 3:10, 11; Apocalipse 20:9, 21:1) nos terríveis eventos conhecidos como o “dia do Senhor”.

Depois do dilúvio, Deus prometeu que nunca mais enviaria um dilúvio mundial para destruir a terra como um ato de Seu julgamento divino pelo pecado. Como um sinal para lembrar Noé e seus descendentes de Sua promessa pactual, Deus disse: “O meu arco tenho posto nas nuvens” (Gênesis 9:12-13). Assim como a circuncisão era o sinal da Aliança Abraâmica, o arco-íris é o sinal da Aliança Noética. A lição para nós é que, quando vemos um arco-íris, devemos sempre ser lembrados da fidelidade de Deus e de Sua incrível graça. Também devemos ser lembrados de que nosso Deus é um Deus santo e justo que tem um ódio santo pelo pecado e que não permitirá que o pecado fique impune para sempre. Além disso, assim como Deus providenciou um meio para Noé e sua família serem salvos na arca, Ele também providenciou um meio para nós sermos salvos por meio de Jesus Cristo. Noé e sua família foram salvos da ira de Deus que veio no dilúvio, assim como aqueles que estão em Cristo são salvos da “ira futura” (1 Tessalonicenses 1:10).

English



Voltar à página principal em português

O que é a Aliança Noética?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries