settings icon
share icon
Pergunta

Por que algumas pessoas só se voltam para Deus mais tarde na vida?

Resposta


A mensagem do evangelho é para jovens e idosos, para homens e mulheres de todas as raças e culturas (Gálatas 3:28). Mas a maioria dos que ouvem a mensagem não responde imediatamente. Alguns talvez só se voltem para Deus depois de uma idade avançada.

Humanamente falando, podemos supor que há muitas razões para não responder a Deus até mais tarde na vida - ter uma família ou uma carreira, querer viajar ou buscar qualquer número de atividades esportivas ou sociais. Alguns podem pensar que Deus não se importará em esperar até que suas vidas agitadas se acalmem para que possam dedicar-Lhe algum tempo. Outros são orgulhosos demais para reconhecer Deus. Alguns vivem confortavelmente em virtude de seus próprios esforços e não sentem nenhuma necessidade de se voltar para Deus. Alguns simplesmente amam seu pecado. E outros estão tão convencidos de que estão conquistando sua salvação por meio de boas obras que ainda não se voltaram para Deus com fé.

Jesus contou uma parábola que mostra pessoas diferentes sendo chamadas em momentos diferentes. Em Mateus 20:1-16, o dono da vinha contrata trabalhadores para fazer a colheita. Alguns começam a trabalhar no início do dia e concordam com seu salário. A colheita é tão grande que o mestre precisa contratar mais trabalhadores à medida que o dia avança, até quase o fim do dia de trabalho. O patrão paga aos que começaram a trabalhar mais tarde a mesma quantia que aos que começaram mais cedo. Essa parábola fala da soberania de Deus em chamar quem Ele quiser, em qualquer estágio da vida. Ele trata aqueles que entram em Seu serviço "tarde da noite" como iguais àqueles que trabalharam a vida inteira a Seu serviço.

Desde antes da criação, Deus sabia quem Ele chamaria: "como também nos elegeu nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; e nos predestinou para si mesmo, segundo a boa determinação de sua vontade, para sermos filhos adotivos por meio de Jesus Cristo" (Efésios 1:4-5). Deus sabe o momento certo de chamar um pecador ao arrependimento e à salvação. Muitos podem ouvir o chamado externo de Deus, pois a semente da Palavra de Deus é lançada por toda parte, mas nem toda a semente cai em "terra boa", onde pode criar raízes e produzir uma colheita (Mateus 13:1-23).

Além de ouvir o chamado externo, as pessoas devem ouvir o chamado interno do Espírito Santo, pois é Ele quem nos convence de nosso pecado e nos capacita a depositar fé em Cristo (João 16:7-15). Um exemplo desse chamado interno é a conversão de Lídia: "Uma das mulheres que nos ouviam, chamada Lídia, vendedora de tecidos de púrpura, da cidade de Tiatira, era temente a Deus. O Senhor lhe abriu o coração para acolher as coisas que Paulo dizia" (Atos 16:14). Paulo fez o chamado externo, mas foi o Espírito Santo que fez o chamado interno a Lídia. Até que isso aconteça, nunca poderemos responder adequadamente ao chamado externo. "O homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois lhe são absurdas; e não pode entendê-las, pois se compreendem espiritualmente" (1 Coríntios 2:14). É Deus quem nos atrai para Si; Ele decide a quem chamará e quando os chamará. Seu tempo é perfeito.

O plano de Deus para nós está oculto até que Ele decida revelá-lo. Somente em retrospectiva podemos ver como o Espírito Santo foi ativo para nos levar ao ponto de salvação. Talvez nos lembremos de algo significativo que um cristão disse e que nos fez parar e pensar. Ou fomos apresentados a pessoas cujas vidas demonstraram o amor e a humildade de Jesus. Talvez nossas circunstâncias tenham mudado drasticamente e tenhamos nos encontrado em um lugar que não era de nossa escolha. Por meio de eventos aparentemente aleatórios, finalmente reconhecemos que estávamos faltando algo importante e isso deu início à nossa busca por Deus e ao desejo de ter um relacionamento com Ele. Para cada crente, a história da conversão é única, mas o denominador comum é a orientação do Espírito Santo e a geração de fé pela Palavra de Deus (Romanos 10:17).

Deus conhece nossos corações e sabe quem responderá ao Seu chamado. Quando chega o momento certo, Deus rompe nossas barreiras e o chamado interior de Deus se torna irresistível. Aqueles que rejeitam o chamado externo estão sem o Espírito de Deus (Romanos 8:9).

Deus nos chama, mas às vezes não ouvimos. Deus nos chama, mas às vezes o ignoramos. Deus nos chama, mas às vezes nosso orgulho nos atrapalha. Para alguns, é preciso uma tragédia pessoal para que parem para reavaliar suas vidas. Para outros, é preciso uma lição de humildade para que reconheçam sua necessidade. Por todas essas razões e outras mais, algumas pessoas demoram um pouco para se voltar para Deus. O perigo da procrastinação é que o tempo pode se esgotar. Ninguém tem garantia de amanhã (Lucas 12:20). Deus é paciente, mas, após a morte, não há uma segunda chance de ser salvo (Hebreus 9:27).

Os cristãos têm a responsabilidade de divulgar as boas novas, mas é Deus quem leva as pessoas ao arrependimento e à fé salvadora em Cristo Jesus. Se você tem alguém por quem está orando, possivelmente há anos, siga o conselho de Jesus de "orar e nunca desanimar" (Lucas 18:1). Confie no tempo e na virada de Deus.

Se você está adiando o chamado de Deus para a salvação, está brincando com fogo. O momento de Deus é sempre agora (2 Coríntios 6:2). Ignoramos o chamado de Deus para nosso perigo eterno.

English



Voltar à página principal em português

Por que algumas pessoas só se voltam para Deus mais tarde na vida?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries