settings icon
share icon
Pergunta

Por que a sola gratia é importante?

Resposta


Sola gratia é importante porque é uma das características distintivas ou pontos-chave que separam o verdadeiro Evangelho bíblico dos falsos evangelhos que não podem salvar. Como um dos cinco solas que vieram a definir as principais questões da Reforma Protestante, essa doutrina é tão importante hoje quanto era na época. A palavra latina sola significa "apenas" ou "somente", e as doutrinas cristãs essenciais representadas por essas cinco frases latinas resumem com precisão o ensino bíblico sobre esses assuntos cruciais: sola scriptura - somente a Escritura, sola fide - somente a fé, sola gratia - somente a graça, sola Christus - somente Cristo e sola Deo gloria - somente para a glória de Deus. Cada um deles é de importância vital, e todos estão intimamente ligados. O desvio de um deles levará ao erro em outra doutrina essencial, e o resultado quase sempre será um falso evangelho que não tem poder para salvar.

Sola gratia é simplesmente reconhecer que a Bíblia ensina que a totalidade da nossa salvação é um dom da graça de Deus. Como está escrito em Efésios 2:8-9: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se orgulhe." É o reconhecimento de que a salvação da ira de Deus se baseia na graça e na misericórdia de Deus e não em qualquer coisa boa em nós. Um dos motivos pelos quais muitos querem rejeitar essa importante doutrina é o fato de não quererem aceitar o que a Bíblia ensina claramente sobre a condição básica da natureza humana desde a queda de Adão. A Bíblia diz que nosso coração é "enganoso" e "desesperadamente corrupto" (Jeremias 17:9) e que "Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus" (Romanos 3:10-11). Em vez de reconhecer nossa total impotência e desesperança à parte da graça de Deus, a maioria das pessoas quer acreditar que tem um papel a desempenhar em sua salvação. Mas a Bíblia deixa claro que não podemos ganhar o favor de Deus por meio de nossos próprios méritos; é exclusivamente por Sua graça.

A verdade da sola gratia ou salvação somente pela graça foi o que inspirou John Newton a escrever a maravilhosa canção "Maravilhosa Graça". É uma graça tão incrível que pode salvar um miserável como eu. É uma graça maravilhosa que "Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores" (Romanos 5:8). Essa doutrina é importante porque comunica corretamente o fato de que Deus nos salva por causa de Sua misericórdia e bondade e não por causa de qualquer coisa que nos torne desejáveis para Deus ou dignos de sermos salvos. Não podemos compreender o quão incrível é a graça de Deus na salvação até que primeiro compreendamos o quão pecadores realmente somos.

A sola gratia é importante porque, se a rejeitarmos, rejeitaremos o único Evangelho que pode salvar. A alternativa ao sola gratia é um evangelho que depende da bondade do homem em vez da graça de Deus, o que não é evangelho algum. Sola gratia é o que torna o Evangelho "boas novas". Ela nos ajuda a entender que, embora a Bíblia diga que "ninguém procura a Deus" (Romanos 3:11), a boa notícia é que Deus procura os pecadores. Jesus disse que veio para buscar e salvar o que está perdido (Lucas 19:10), não para esperar que os perdidos O busquem. É Deus quem age primeiro, Deus que atrai o miserável pecador para Si, Deus que dá nova vida a uma pessoa que está "morta em seus delitos e pecados", Deus que faz com que uma pessoa "nasça de novo" para que ela possa "ver o reino de Deus".

Por fim, a sola gratia é importante porque é a base de nossa certeza de salvação como pecadores diante de um Deus santo. Se negarmos a sola gratia, não poderemos ter nenhuma certeza verdadeira de nossa salvação. Uma vez que tudo o que fazemos é manchado pelo pecado, como podemos ter confiança de que temos fé suficiente para sermos salvos? Felizmente, a Bíblia revela um Evangelho baseado não no que fazemos, mas no que Jesus Cristo fez. A "Boa Nova" é que Cristo veio, viveu uma vida perfeita, morreu na cruz e ressuscitou dos mortos para dar nova vida aos pecadores mortos, para libertá-los de seus pecados e dar-lhes vida eterna com Ele. Essa é a razão pela qual podemos saber que Jesus não perderá nenhum de todos os que o Pai Lhe deu, mas os ressuscitará no último dia (João 6:39).

"Maravilhosa Graça, quão doce é o som, que salvou um miserável como eu

Eu estava perdido, mas agora fui encontrado, Estava cego, mas agora vejo.

Foi a Graça que ensinou meu coração a temer, E a Graça aliviou meus temores.

Quão preciosa foi essa graça na hora em que acreditei pela primeira vez!

Por muitos perigos, labutas e armadilhas, já passamos.

Foi a Graça que nos trouxe em segurança até aqui e a Graça nos levará para casa.

O Senhor prometeu o bem para mim, Sua palavra assegura minha esperança.

Ele será meu escudo e minha porção enquanto a vida durar.

Sim, quando esta carne e este coração falharem, e a vida mortal cessar,

terei, dentro do véu, uma vida de alegria e paz.

Quando estivermos aqui há dez mil anos, brilhando como o sol,

não teremos menos dias para cantar o louvor de Deus do que quando começamos.

Maravilhosa Graça, quão doce é o som, que salvou um miserável como eu.

Eu estava perdido, mas agora fui encontrado, estava cego, mas agora vejo."

- "Maravilhosa Graça", tradução avulsa do inglês, de John Newton.

English



Voltar à página principal em português

Por que a sola gratia é importante?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries