settings icon
share icon
Pergunta

A santificação completa é possível nesta vida?

Resposta


A santificação total, também conhecida como perfeccionismo cristão ou, às vezes, perfeição sem pecado, é o ensinamento de que um cristão pode alcançar um estado de santidade tal que não peque mais nesta vida.

As palavras santificação, santificar, santo, santa e consagrar vêm da mesma raiz e todas têm a ver com ser "separado". Deus é santo no sentido de que Ele é separado de todas as outras coisas e especialmente separado de qualquer pecado. Quando aplicada às criaturas, a santificação tem dois sentidos. O primeiro refere-se à declaração formal de que algo foi separado para Deus. Por exemplo, as várias peças de equipamento usadas no tabernáculo e no templo foram consagradas - separadas para uso específico de Deus. Da mesma forma, os sacerdotes eram consagrados para servir a Deus. Quando as pessoas chegam à fé em Cristo, elas são santificadas - são formalmente designadas como pertencentes a Deus. Elas são um povo santo (1 Pedro 2:9). Até mesmo a igreja de Corinto, que tinha membros que participavam de todo tipo de comportamento ímpio, podia ser chamada de um grupo de "santos" (1 Coríntios 1:2) porque eram filhos de Deus por meio da fé em Cristo. Isso geralmente é chamado de "santificação posicional".

Há um segundo sentido em que a santificação se aplica aos crentes. Quando eles inicialmente chegam à fé e são separados para Deus, suas ações podem não ser muito diferentes das ações anteriores. Eles foram santificados formalmente (posicionalmente), mas agora precisam ser santificados na prática - ou seja, precisam começar a viver de uma forma que seja separada para Deus; precisam praticar a santidade. À medida que os crentes crescem em seu relacionamento com o Senhor, seu comportamento deve mudar para ficar mais de acordo com o que Deus deseja - eles se tornarão cada vez mais santificados. Isso geralmente é chamado de "santificação progressiva".

Usando esses dois sentidos da palavra santificado, é apropriado dizer que todos os crentes são santificados, mas também precisam ser cada vez mais santificados. Eles são santos, mas precisam crescer em santidade. Eles são santos, mas precisam viver como santos. A pergunta sobre a santificação completa é: algum crente pode se tornar totalmente santificado no sentido prático? Um crente pode chegar a um ponto nesta vida em que esteja tão em comunhão com Deus e tão em sintonia com o Espírito Santo que não cometa mais pecados?

Aqueles que defendem a doutrina da inteira santificação acreditam que é de fato possível que os cristãos sejam tão santificados em seu comportamento que não pequem mais. De acordo com o conceito de inteira santificação, é possível não pecar, e alguns crentes de fato cumprem essa possibilidade em sua vida diária. A santificação completa é então apresentada como um ideal que pode ser alcançado por qualquer crente. A ordem para "ser santo" em Mateus 5:48 é apenas um versículo usado como prova dessa possibilidade. Por que Deus nos ordenaria a fazer algo que é impossível para nós? Talvez 1 João 3:6 seja o texto de prova mais poderoso: "Todo o que permanece nele não vive pecando; todo o que vive pecando não o viu nem o conheceu."

Aqueles que negam a possibilidade de inteira santificação concordam que a santidade é a meta e deve ser o desejo de todo crente, mas que ela simplesmente não pode ser alcançada aqui na Terra - o pecado é simplesmente muito difundido. Interpretando 1 João 3:6, eles destacariam que o verbo pecar está no tempo presente e indica um padrão contínuo e habitual de pecado sem arrependimento. Eles também apontariam que a epístola de 1 João também fala de Jesus sendo o Advogado dos crentes pecadores e que, se dissermos que não temos pecado, estamos enganando a nós mesmos (1 João 2:1; 1:8).

Em última análise, não há nada nas Escrituras que ensine que os crentes se tornarão perfeitos nesta vida. A santificação completa ocorrerá quando chegarmos ao céu, mas não antes. A expectativa é que os crentes na Terra continuarão a pecar e precisarão ser purificados (1 João 1:9). É realista esperar que os cristãos não vivam em rebelião pecaminosa consciente contra Deus, mas o pecado é muito difundido para que possamos escapar de suas contaminações nesta vida. O objetivo é que, embora o pecado esteja presente, ele não deve nos dominar. "Assim, também, considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. Portanto, não reine o pecado em vosso corpo mortal, a fim de obedecerdes aos seus desejos. Tampouco apresenteis os membros do vosso corpo ao pecado como instrumentos do mal; mas apresentai-vos a Deus como vivificados dentre os mortos, e apresentai os membros do vosso corpo a Deus como instrumentos de justiça. Pois o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça" (Romanos 6:11-14). Em um determinado momento, um crente pode estar cooperando com a orientação do Espírito Santo em vez de se rebelar ativamente contra ela, mas, mesmo em nossos melhores momentos, não alcançamos a perfeição sem pecado.

Os mandamentos de Deus e as exigências das Escrituras sobre a nossa vida são abrangentes; é difícil acreditar que qualquer crente afirme que está vivendo em perfeita obediência a tudo o que Deus disse. Jesus disse que o maior mandamento é "Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento" (Mateus 22:37) e que o segundo é semelhante: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mateus 22:38). Uma coisa é um crente dizer que não há nenhuma área conhecida de rebelião contra Deus em sua vida, mas outra coisa é dizer que ele ama a Deus total e perfeitamente. Uma coisa é dizer que o crente não nutre nenhum ódio pelo próximo, mas outra é afirmar que ele ama o próximo da mesma forma que ama a si mesmo. Primeira Tessalonicenses 1:17 ordena que os crentes "orem sem cessar". Um crente pode ter uma vida de oração robusta, mas será que algum crente pode afirmar com toda honestidade que obedece plenamente a essa ordem? A maioria dos crentes descobre que, quando são convencidos de uma área de pecado e se arrependem dela, eles se conscientizam de outra área da qual talvez não estivessem cientes antes. Se um cristão chegar ao ponto de simplesmente não conseguir identificar nenhuma área de pecado em sua própria vida, ele não deve presumir que alcançou a santificação completa. Em vez disso, seria bom que ele perguntasse ao cônjuge, a outros amigos próximos ou a parentes qual é a perspectiva deles. Ele pode se surpreender com o quanto está cego para as áreas de pecado em sua própria vida que são facilmente evidentes para os outros.

English



Voltar à página principal em português

A santificação completa é possível nesta vida?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries