settings icon
share icon
Pergunta

O que significa receber Jesus Cristo?

Resposta


Muitos termos usados no cristianismo podem ser confusos para os novos crentes ou para aqueles que estão buscando saber mais sobre Jesus. Uma dessas frases se repete com frequência: "Receba Jesus Cristo como seu Salvador". O que exatamente significa "receber" Jesus? Já que Jesus viveu, morreu e ressuscitou há mais de dois mil anos, como podemos "recebê-lo" agora?

João 1:11-12 fala sobre receber Jesus e define o termo: "Ele veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Mas a todos que o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes a prerrogativa de se tornarem filhos de Deus." João equipara "receber" Jesus com "crer" nEle, o que resulta em uma pessoa se tornar um filho de Deus. Portanto, receber Jesus tem a ver com fé. Confiamos em quem Jesus é e no que Ele fez em nosso favor.

Quando "recebemos" um pacote, nós o levamos para nós mesmos. Quando um jogador de futebol americano "recebe" a bola, ele a puxa para si e se agarra a ela. Quando "recebemos" Jesus, nós O levamos para nós mesmos e nos apegamos à verdade sobre Ele.

Receber Jesus como nosso Salvador significa que olhamos para Ele, e somente para Ele, como Aquele que perdoa nossos pecados, conserta nosso relacionamento com Deus e nos permite entrar no céu. Rejeitá-lo como Salvador significa que não acreditamos que precisamos de salvação ou que estamos procurando outro libertador. No entanto, as Escrituras deixam claro que "não há salvação em nenhum outro, pois debaixo do céu não há outro nome entre os homens pelo qual devamos ser salvos" (Atos 4:12).

Receber Jesus como o nosso Senhor significa que deixamos de lado os deuses menores em torno dos quais construímos nossa vida. Podemos conhecer os fatos sobre Jesus conforme detalhados na Bíblia - podemos até reconhecer a verdade desses fatos - sem fazer parte da família de Deus. Não podemos receber Jesus como Senhor sem abandonar os ídolos de nossa vida - ídolos como poder, popularidade, riqueza ou conforto, nos quais confiamos para nos dar propósito e força. Jesus descreveu a necessidade de segui-lo de todo o coração em Lucas 9:23: "Se alguém quiser vir após mim, negue a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me."

Quando Jesus visitou Sua cidade natal, Nazaré, as pessoas de lá não acreditavam que Ele fosse outra coisa senão o filho de Maria e José (Mateus 13:54-58; veja também João 6:41-42). Eles O aceitaram como um carpinteiro local, mas O rejeitaram como o Messias prometido. Muitas pessoas hoje fazem algo semelhante. Elas aceitam Jesus como um bom professor de moral, um modelo a ser seguido ou até mesmo um profeta que pode nos ensinar sobre Deus. Mas não chegam a recebê-Lo como seu Senhor e Salvador pessoal. Elas não comprometem sua fé com Ele.

Receber Jesus é uma questão de destino eterno: "Porque Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado; mas quem não crê, já está condenado, pois não crê no nome do Filho unigênito de Deus" (João 3:16-18).

Receber Jesus significa que reconhecemos que Ele é quem Ele disse ser (1 João 5:10; Mateus 27:43; João 20:31). Ele é o Filho de Deus que assumiu a forma humana (Filipenses 2:6-8), nasceu de uma virgem (Lucas 1:26-38), viveu uma vida perfeita (Hebreus 4:15) e cumpriu integralmente o plano de Deus para resgatar a humanidade do pecado (Mateus 1:18; 1 Pedro 1:20; João 19:30; 2 Coríntios 5:18-21). Receber Jesus é confiar que Seu sacrifício na cruz pagou completamente pelo nosso pecado e acreditar que Deus O ressuscitou dos mortos (1 Coríntios 15:3-5, 20; 2 Timóteo 2:8).

Receber Jesus é reconhecer que somos pecadores separados de um Deus santo (Romanos 3:23; 6:23; Efésios 2:1-3). Receber Jesus é clamar a Ele com fé, confiando que somente Seu sangue pode nos purificar do pecado e nos restaurar a um relacionamento correto com Deus (Efésios 2:4-10; 1 João 1:7; Hebreus 10:19-22). Aqueles que recebem Jesus pela fé recebem "a prerrogativa de se tornarem filhos de Deus; os quais não nasceram de linhagem humana, nem do desejo da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus" (João 1:12-13).

Quando recebemos Jesus como nosso Salvador, Deus nos envia o dom de Seu Espírito Santo, que entra em nosso espírito e começa a nos transformar para sermos mais parecidos com Cristo (Romanos 8:29; João 14:26; Lucas 24:49; Efésios 1:13-14; Filipenses 2:12-13). Jesus chamou essa transação de "nascer de novo" (João 3:3-8). Quando um bebê nasce, surge uma nova criatura que não existia anteriormente. Com o tempo, esse bebê começa a se parecer e a agir como os pais. O mesmo acontece quando nascemos do Espírito ao recebermos Jesus. Tornamo-nos filhos de Deus e começamos a nos parecer e a agir mais como o nosso Pai celestial (Mateus 5:48; 2 Coríntios 5:17; 7:1; Efésios 5:1).

Receber Jesus Cristo em nossa vida é mais do que adicioná-lo a uma lista de prioridades já desordenada. Ele não oferece a opção de ser apenas uma parte de nossa vida. Quando O recebemos, prometemos a Ele nossa fidelidade e O consideramos o Senhor incontestável de nossa vida (Lucas 6:46; João 15:14). Às vezes, ainda desobedeceremos às Suas ordens (1 João 1:8-10). Mas o Espírito Santo dentro de nós nos leva ao arrependimento para que nossa estreita comunhão com Deus seja restaurada (Salmo 51:7). Receber Jesus é o início de uma vida inteira de descobertas e uma eternidade de felicidade no céu com Ele (João 3:36; Apocalipse 21-22).

English



Voltar à página principal em português

O que significa receber Jesus Cristo?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries