settings icon
share icon
Pergunta

Por que houve ocasiões no Antigo Testamento em que Deus perdoou as pessoas que não ofereceram um sacrifício?

Resposta


O perdão do pecado é um tema bíblico dominante, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Quando Deus perdoa o pecado de uma pessoa, Ele a perdoa ou a desculpa, livrando-a da culpa e das consequências (ou punição) que a ofensa merece. Um dos principais termos hebraicos traduzidos como "perdoar" é nasaʾ, que significa "carregar, levantar ou levar embora". Essa palavra está especialmente associada ao perdão do pecado, em oposição ao perdão de uma dívida. Perdoar o pecado é levantar e levar embora os erros, as ofensas e as deficiências de outra pessoa.

Somente Deus pode perdoar o pecado (Marcos 2:7; Lucas 5:21). Quando Ele perdoa, libera o pecador do julgamento e o livra da penalidade divina do pecado, que é a morte (Romanos 5:12; 6:23; 1 Coríntios 15:56; Tiago 1:15).

No Antigo Testamento, mesmo antes de o sistema de sacrifício para o perdão do pecado ter sido estabelecido (Levítico 4:20, 26, 28, 31; 5:10, 13, 16, 18; 6:7; 19:22), Deus foi distinguido como um Deus que perdoa o pecado (Êxodo 32:32; 34:6-9). Por natureza, Deus é perdoador (Neemias 9:17; Daniel 9:9), mas Ele também é justo. Ele não deixa o pecado sem punição (Êxodo 34:7).

A Bíblia ilustra claramente que o arrependimento é necessário para que Deus perdoe o pecado. O arrependimento era exigido no Antigo Testamento, assim como o é no Novo Testamento. Vários exemplos das escrituras mostram Deus retendo Seu perdão daqueles que não se arrependeram verdadeiramente (Deuteronômio 29:20; Números 15:30-36; 1 Samuel 15:27-35; Isaías 2:9; Oséias 1:6). Entretanto, quando as pessoas se arrependiam de seus pecados e voltavam para o Senhor, Deus estendia o perdão (Oséias 14:2; Isaías 33:24; Jeremias 33:8; Salmo 65:3; Salmo 78:38). O salmista declarou: "Confessei-te meu pecado e não encobri minha culpa. Eu disse: Confessarei as minhas transgressões ao SENHOR; e tu perdoaste a culpa do meu pecado" (Salmo 32:5).

Deus oferece o perdão eterno dos pecados aos crentes arrependidos com base no sacrifício expiatório único de Jesus Cristo na cruz (Hebreus 10:11-12; cf. Levítico 16:1-34; 17:11). Cristo derramou Seu sangue, "o meu sangue, o sangue da aliança derramado em favor de muitos para perdão dos pecados" (Mateus 26:28). A morte de Jesus pagou todo o preço do sacrifício para levantar e levar embora os pecados passados dos crentes do Antigo Testamento e os pecados futuros dos crentes do Novo Testamento (Salmo 130:8; Mateus 20:28; Efésios 1:7).

Gênesis 15:6 diz: "E Abrão creu no SENHOR; e o SENHOR atribuiu-lhe isso como justiça" (Gênesis 15:6). Abraão foi considerado justo diante de Deus pela fé (veja também Romanos 4:3-8). Os crentes da antiguidade aguardavam com fé a vinda do Messias, assim como os crentes de hoje aguardam com fé a Sua vinda. Os pecados de todas as pessoas que se arrependem e depositam sua fé no Messias, o Filho de Deus e Salvador do mundo, não são mais levados contra elas por causa da morte expiatória de Jesus Cristo.

O sistema de sacrifícios da Antiga Aliança nunca foi eficaz no perdão ou na remoção do pecado (ver Hebreus 10:1-10). De fato, ele mostrava a seriedade do pecado e a necessidade de um substituto para removê-lo (Levítico 16:7-10, 20-22, 26; Isaías 53:4). Mais importante ainda, apontava para o dia em que Jesus Cristo derramaria Seu sangue na cruz para tirar os pecados do mundo (João 1:29; 2 Coríntios 5:21).

Nenhum sacrifício ou ritual é exigido dos seres humanos para cobrir o pecado. O único sacrifício realmente indispensável é o sacrifício perfeito de Jesus Cristo (Hebreus 10:13-14). Ele entregou Sua vida de uma vez por todas as pessoas, desde Adão e Eva até a família final no fim dos dias. "Mas Cristo, vindo como sumo sacerdote dos bens já presentes, por meio do tabernáculo maior e mais perfeito, não erguido por mãos humanas, isto é, não desta criação, e não por meio do sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue, entrou de uma vez por todas no lugar santíssimo e obteve eterna redenção" (Hebreus 9:11-12).

English



Voltar à página principal em português

Por que houve ocasiões no Antigo Testamento em que Deus perdoou as pessoas que não ofereceram um sacrifício?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries