settings icon
share icon
Pergunta

O que significa o fato de nossos pecados terem sido lavados?

Resposta


Quando a Bíblia fala que nossos pecados foram lavados, significa que fomos perdoados. Nossos pecados, que nos contaminaram, desapareceram. Pela graça de Deus por meio de Cristo, não somos mais corruptos espiritualmente; estamos justificados perante Deus.

O conceito de ter nossos pecados lavados foi introduzido pela primeira vez no Antigo Testamento. Quando Deus deu instruções para a consagração dos levitas, Ele disse: "E assim farás para purificá-los: asperge sobre eles a água da purificação; e eles rasparão todo o corpo com navalha, lavarão as suas vestes e se purificarão" (Números 8:7). Isaías 1:16 ordena ao povo rebelde: "Lavai-vos e purificai-vos; tirai de diante dos meus olhos as vossas obras más; parai de praticar o mal." Deus sempre usou ilustrações físicas para nos ajudar a entender as verdades espirituais. Entendemos que o fato de nos lavarmos com água nos torna fisicamente limpos, então a Bíblia pega esse conceito e o aplica ao nosso estado espiritual.

Em todo o Antigo Testamento, Deus ordenou que as pessoas se purificassem seguindo instruções rigorosas sobre sacrifícios, banhos ritualísticos e tipos de roupas a serem usadas (Êxodo 30:20; Números 19:21; Joel 1:13). Desde os tempos antigos, o povo de Deus entendia que o pecado nos suja, e pessoas sujas não são dignas de entrar na presença do Senhor. Muitas das leis do Antigo Testamento foram dadas com o propósito de contrastar a santidade de Deus com a impureza do homem.

Davi escreveu sobre sua necessidade de ter seus pecados lavados. Depois que seu pecado com Bate-Seba foi exposto pelo profeta Natã (2 Samuel 11), Davi se arrependeu com grande tristeza. Em sua oração de arrependimento, ele diz: "Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve" (Salmo 51:7). Jesus se refere à necessidade de Nicodemos de ter seus pecados lavados: "Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus" (João 3:5). Os seres humanos sempre precisaram de alguma forma de lavar nossos pecados.

O Novo Testamento continua o tema da lavagem dos pecados. Ananias disse a Paulo: "Levanta-te, sê batizado e lava os teus pecados, invocando o seu nome" (Atos 22:16). Deus havia demonstrado por meio da Lei que não podemos nos purificar; somente Ele pode. Portanto, quando Ananias instruiu Paulo a ser batizado para lavar seus pecados, Paulo entendeu que, apesar de seu status exaltado como fariseu, ele estava tão coberto de pecados quanto o menor cobrador de impostos (1 Timóteo 1:15-16).

A Bíblia deixa claro que todo ser humano nasce neste mundo como pecador (Romanos 3:23). Esse pecado nos torna cerimonialmente impuros e incapazes de entrar na presença de Deus. O sangue de Cristo é o que lava nossos pecados (1 João 1:7; 1 Pedro 1:19). Hebreus 9 contrasta os métodos antigos de purificação com a nova aliança que veio por meio de Jesus Cristo. Jesus veio à Terra para estabelecer uma nova maneira de nos acertarmos com Deus. Hebreus 9:13-14 diz: "Porque, se quanto à purificação da carne o espalhar do sangue de bodes e touros e das cinzas de uma novilha santifica os que estão impuros, quanto mais o sangue de Cristo, que, imaculado, por meio do Espírito eterno ofereceu a si mesmo a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes o Deus vivo!"

Quando nós, por meio da fé, aplicamos o sangue de Jesus em nossas almas impuras, Deus nos declara limpos (Tito 2:14; 3:5). Ele lava nossos pecados, por assim dizer; Ele coloca nossa dívida de pecado sobre Seu próprio Filho e nos declara justos aos Seus olhos (Colossenses 2:14; 2 Coríntios 5:21). Deus decide esquecer nosso pecado e removê-lo para longe dEle (Salmo 103:12). Ainda somos pecadores na prática, mas justos na posição. Uma criança adotada se torna um filho no momento em que o juiz a declara assim, mesmo que ela não conheça bem os pais, não entenda as regras da casa nem mereça o amor deles de forma alguma. Com o tempo, ela passa a conhecê-los e amá-los, assimilando a vida familiar e tornando-se, na prática, o que já foi declarada ser em sua posição.

O mesmo acontece conosco. Nossos pecados são lavados no momento em que depositamos nossa fé e confiança na obra salvadora de Jesus em nosso favor (Atos 2:21). Com o tempo, passamos a conhecer e amar nosso Pai, assimilamos nossa família cristã e nos tornamos, na prática, o que já foi declarado que somos em nossa posição (2 Pedro 3:18; 1 João 3:3). A alegria da vida cristã é que, embora não sejamos perfeitos, podemos viver cada momento com a confiança de que nossos pecados foram lavados pelo sangue de Jesus e que fomos declarados "limpos" pelo Juiz final (consulte Gênesis 18:25 e Romanos 8:33).

English



Voltar à página principal em português

O que significa o fato de nossos pecados terem sido lavados?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries