settings icon
share icon
Pergunta

Como posso saber que meus pecados futuros estão perdoados?

Resposta


Quando aceitamos Jesus como nosso Salvador, Deus perdoa todos os nossos pecados: passados, presentes e futuros. O perdão vem em um pacote completo; Deus não nos perdoa parcialmente, mas totalmente.

O crente em Cristo pode dizer: "Meus pecados futuros estão perdoados" por esses motivos:

- Quando Jesus morreu, todos os pecados de hoje ainda eram futuros. Jesus não morreu apenas pelos pecados das pessoas que viveram antes dEle. Ele morreu pelos pecados do mundo inteiro (1 João 2:2), incluindo os pecados daqueles que viveram depois dEle.

- Se nossos pecados futuros não forem perdoados, então duas coisas devem acontecer: 1) quando pecamos no futuro, voltamos a um estado não perdoado, o que significa que perdemos nossa salvação e precisamos ser salvos novamente, e 2) Cristo precisa morrer novamente para cobrir os pecados que cometemos desde Sua última morte. Nenhum desses cenários é bíblico. Somos guardados por Deus e, portanto, nossa salvação é segura (João 10:28-30); e Cristo morreu "uma vez por todas" (Hebreus 10:10; cf. Hebreus 7:25).

- Da cruz, Jesus disse: "Está consumado!" (João 19:30). Nenhum outro sacrifício seria necessário. O pecado - todo o pecado - havia sido expiado.

- O propósito de Deus, que não pode ser frustrado, é que Seus filhos sejam aperfeiçoados: "Pois os que conheceu por antecipação, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E os que predestinou, a eles também chamou; e os que chamou, a eles também justificou; e os que justificou, a eles também glorificou" (Romanos 8:29-30). Observe que todas as ações de Deus estão no tempo passado, como se já tivessem acontecido.

- "Fomos justificados pela fé" (Romanos 5:1). Quando Deus nos justifica, Ele nos declara justos. Ainda pecamos, mas a declaração de Deus permanece. A nossa justificação defende o fato de que nossos pecados futuros serão perdoados.

- "Agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus" (Romanos 8:1). Nada, nem mesmo nossos pecados futuros, nos condenará. O veredicto de "perdoados em Cristo" já foi proferido pelo tribunal divino.

- "nem coisas do presente nem do futuro, nem poderes... nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor" (Romanos 8:38-39). O futuro não pode nos separar do amor de Deus, mesmo que haja pecado em nosso futuro.

É claro que o fato de nossos pecados futuros serem perdoados em Cristo não deve nos tornar indiferentes ao pecado. Ninguém pode dizer: "Meus pecados futuros estão perdoados" e depois continuar a viver uma vida de pecado. Essa atitude é decididamente anticristã: "Que diremos, então? Permaneceremos no pecado para que a graça se destaque? De modo nenhum. Nós, que morremos para o pecado, como ainda viveremos nele" (Romanos 6:1-2; veja também 1 João 3:9).

A Bíblia ensina que, após a salvação, continuamos a pecar (1 João 1:8; 2:1). Não alcançaremos a perfeição sem pecado deste lado da glória. O poder do pecado foi quebrado, mas, como ainda somos humanos imperfeitos vivendo em um mundo decaído, às vezes ainda cedemos à tentação. Nossos pecados futuros, embora tenham sido perdoados em Cristo, ainda devem ser confessados a Deus (1 João 1:9). O pecado não confessado, um sinal de um coração desobediente e teimoso, trará a disciplina do Pai sobre Seus filhos (Hebreus 12:4-11).

Quando pecamos, não tememos perder nossa salvação. Ao mesmo tempo, entendemos que nosso pecado prejudica nossa comunhão com o Pai Celestial e nosso relacionamento com outras pessoas. Por essas razões, confessamos a Deus nossos pecados futuros à medida que os cometemos:

- Procuramos andar na luz, como Ele está na luz (1 João 1:7).

- Nós nos esforçamos para ter paz no Corpo de Cristo (Tiago 4:1).

- Não queremos entristecer o Espírito Santo (Efésios 4:30).

- Queremos que a alegria de nossa salvação seja restaurada (Salmo 51:12).

- Desejamos "viver uma vida digna do Senhor e agradá-lo em todos os sentidos" (Colossenses 1:10).

- Nosso testemunho é importante. Somos chamados para fazer boas obras que glorifiquem o Pai. Nossa luz deve brilhar, não ficar escondida embaixo de um cesto (Mateus 5:14-16).

- Devemos "fazer morrer (...) tudo o que pertence à [nossa] natureza terrena" (Colossenses 3:5). Confessar nosso pecado a Deus faz parte da morte da velha natureza.

Somos salvos pela graça por meio da fé e, no momento em que confiamos em Cristo, nos tornamos justos com Deus. Nossos pecados, inclusive os futuros, foram perdoados (Colossenses 2:13), e nossa salvação é permanente.

A mulher apanhada em adultério foi levada a Jesus em João 8. Em vez de condená-la, Jesus lhe ofereceu o perdão: "Nem eu te condeno", disse Ele (João 8:11). Em seguida, Ele a libertou, não com carta branca para continuar a pecar, mas com uma ordem para parar de pecar: "Vai e não peques mais." Ele não disse: "Vá agora e faça o que você quiser". Aqueles que foram perdoados por Deus foram chamados para uma vida de santidade.

English



Voltar à página principal em português

Como posso saber que meus pecados futuros estão perdoados?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries