settings icon
share icon
Pergunta

Os bebês e as crianças vão para o céu quando morrem?

Resposta


A Bíblia não responde explicitamente à pergunta sobre se as crianças que morrem antes de nascerem de novo vão para o céu. Entretanto, informações indiretas suficientes podem ser reunidas a partir das Escrituras para fornecer uma resposta satisfatória, que se refere a bebês, pessoas com deficiência mental e outros.

A Bíblia fala sobre o fato de que todos nós, nascidos de pais humanos, nascemos com uma corrupção herdada de Adão que garante que inevitavelmente pecaremos. Isso geralmente é chamado de pecado original. Embora Deus tenha criado Adão e Eva à Sua própria semelhança (Gênesis 5:1), a Bíblia diz que, depois que Adão e Eva caíram e se tornaram pecadores, Adão gerou filhos "à sua própria semelhança" (Gênesis 5:3, ênfase adicionada; cf. Romanos 5:12). Todos os seres humanos herdaram uma natureza pecaminosa por meio do ato original de desobediência de Adão; Adão tornou-se pecador e transmitiu essa pecaminosidade a todos os seus descendentes.

A Bíblia fala com naturalidade sobre crianças que não sabem o suficiente para "rejeitar o mal e escolher o bem" (Isaías 7:16). Uma das razões pelas quais as pessoas são culpadas diante de Deus, diz Romanos 1, é que elas se recusam a reconhecer o que é "claramente visto" e "entendido" a respeito de Deus (versículo 20). As pessoas que, ao verem e avaliarem as evidências da natureza, rejeitam Deus são "indesculpáveis". Isso levanta algumas questões: Se uma criança é muito jovem para distinguir o certo do errado e não possui capacidade de raciocinar sobre Deus, então ela está isenta de julgamento? Deus considerará os bebês responsáveis por não responderem ao evangelho, quando eles são incapazes de entender a mensagem? Acreditamos que conceder a graça salvadora a bebês e crianças pequenas, com base na suficiência da expiação de Cristo, é consistente com o amor e a misericórdia de Deus.

Em João 9, Jesus cura um homem que nasceu cego. Após a cura física, o homem passa por um processo de receber a visão espiritual. No início, o homem é ignorante; ele conhece o nome de Jesus, mas não sabe onde encontrá-lo (João 9:11-12). Mais tarde, ele chega à verdade de que Jesus é um profeta (versículo 17) e que Ele é de Deus (versículo 33). Então, ao falar com Jesus, o homem admite sua ignorância e sua necessidade do Salvador. Jesus lhe pergunta: "Crês no Filho do homem?" e o homem responde: "Quem é ele, senhor, para que eu nele creia?" (versículos 35-36). Finalmente, tendo visto a luz espiritualmente, ele diz: "Senhor, eu creio" e adora Jesus (versículo 38).

Após a expressão de fé do homem que nasceu cego, Jesus encontra alguns fariseus espiritualmente cegos: "Jesus então prosseguiu: Eu vim a este mundo para julgamento, a fim de que os que não veem vejam, e para que os que veem se tornem cegos. Ouvindo isso, alguns fariseus, que ali estavam com ele, perguntaram-lhe: Será que nós também somos cegos? Jesus lhes respondeu: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado. Mas como agora dizeis: Nós vemos, o vosso pecado permanece" (João 9:39-41). Em outras palavras, Jesus diz: "Se você fosse realmente ignorante [cego], não teria culpa. Não é por ser ignorante - mas deliberadamente incrédulo - que você é culpado diante de Deus".

O princípio que Jesus estabelece em João 9 é que Deus não condena as pessoas por coisas que elas não são capazes de fazer. "O pecado é medido pela capacidade ou habilidade das pessoas e por suas oportunidades de conhecer a verdade. Se as pessoas não tivessem capacidade de fazer a vontade de Deus, não poderiam ser culpadas. Se tiverem toda a capacidade adequada, mas nenhuma disposição, Deus as considera culpadas" (Albert Barnes, New Testament Notes: Explanatory and Practical, ed. por Robert Frew, Baker Book House, Vol. 1, "Jn. 9:41"). De acordo com esse princípio, bebês e crianças pequenas que são incapazes de aceitar ou rejeitar Cristo não são considerados responsáveis pela incredulidade.

Antes que as pessoas amadureçam o suficiente para discernir o certo do errado (às vezes chamado de "idade da responsabilidade"), parece que Deus não as consideraria responsáveis. Crianças pequenas pecam e carregam a natureza corrupta de Adão, mas, por não terem a capacidade de entender o conceito de certo e errado, elas estão sob a graça de Deus, em nossa opinião.

Outras anedotas bíblicas (por exemplo, Davi testemunhando que se reuniria com seu filho morto após a morte em 2 Samuel 12:23) apoiam a crença razoável de que os bebês vão para o céu quando morrem. O mesmo se aplica às pessoas com deficiências mentais que não conseguem compreender o certo e o errado.

English



Voltar à página principal em português

Os bebês e as crianças vão para o céu quando morrem?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries