settings icon
share icon
Pergunta

O que é o novo nascimento?

Resposta


Jesus discutiu o novo nascimento em Sua conversa com Nicodemos, um líder judeu, em João 3. Jesus lhe disse: "Jesus lhe respondeu: Em verdade, em verdade te digo que ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo" (João 3:3). Nicodemos ficou intrigado e perguntou como alguém poderia entrar novamente no ventre de sua mãe e nascer uma segunda vez. Jesus foi mais direto: "Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus" (versículo 5). Em seguida, Ele explicou o que é o novo nascimento.

Jesus explicou que esse novo nascimento não é físico, mas espiritual. O novo nascimento que devemos experimentar para "ver o reino de Deus" é uma obra do Espírito Santo. Assim como a mãe faz todo o trabalho no nascimento físico, o Espírito Santo faz todo o trabalho no novo nascimento. Após nossa fé no poder salvador de Jesus Cristo, o Espírito Santo entra em nosso espírito, nos regenera e começa Seu trabalho de nos transformar à imagem de Cristo (2 Coríntios 5:17). Nascemos de novo.

Todos nós nascemos com uma natureza pecaminosa que nos separa de nosso Criador. Fomos criados à Sua própria imagem (Gênesis 1:27), mas essa imagem foi manchada quando caímos em pecado. Como pecadores, não podemos ter comunhão com um Deus santo do jeito que somos. Não podemos ser consertados, restaurados ou reabilitados. Precisamos renascer.

Em resposta às perguntas de Nicodemos sobre o novo nascimento, Jesus começou a falar sobre o vento: "Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: Necessário vos é nascer de novo. O vento sopra onde quer, e ouves o seu som; mas não sabes de onde ele vem nem para onde vai; assim é todo que é nascido do Espírito" (João 3:5-8).

Em Sua analogia com o vento em João 3:8, Jesus estava comparando o nascimento e o crescimento físicos com o nascimento e o crescimento espirituais. Jesus ressalta que Nicodemos não precisa se maravilhar com a necessidade de o Espírito fazer com que alguém "nasça de novo". Nicodemos naturalmente acreditava em outras coisas tão difíceis de entender, como o vento, que ele não podia ver. Os efeitos do vento são óbvios: o som é ouvido e as coisas se movem conforme ele se move. O vento, invisível, imprevisível e incontrolável, é misterioso para nós, mas vemos e entendemos seus efeitos. O mesmo acontece com o Espírito. Não vemos o Espírito, mas vemos as mudanças que o Espírito produz nas pessoas. Pessoas pecadoras se tornam santas; mentirosos falam a verdade; os orgulhosos se tornam humildes. Quando vemos essas mudanças, sabemos que elas têm uma causa. O Espírito nos afeta assim como o vento afeta as árvores, a água e as nuvens. Não vemos a causa e não entendemos todos os detalhes de como isso funciona, mas vemos o efeito e acreditamos.

Quando um bebê nasce, ele continua a crescer e a mudar. Um ano depois, dois anos depois, dez anos depois, a criança mudou. Ela não continua sendo um bebê porque um nascimento vivo resulta em crescimento. Talvez não vejamos esse crescimento acontecer, mas vemos as mudanças que ele produz. O mesmo acontece com o novo nascimento. Quando uma pessoa nasce de novo em espírito, ela nasce na família de Deus "como um bebê recém-nascido" (1 Pedro 2:2). Esse nascimento não é visível, mas começa a produzir mudanças evidentes.

A seguir, algumas mudanças que ocorrem após o novo nascimento:

1. O "fruto do Espírito" (Gálatas 5:22-23). Alguém que tenha experimentado o novo nascimento começará a exibir qualidades de caráter mais semelhantes às de Jesus. Isso não acontece da noite para o dia, mas assim como uma árvore frutífera cresce e começa a produzir frutos na época certa, começamos a produzir traços de caráter piedosos, como amor, alegria, paz, paciência, gentileza, amabilidade, bondade, fidelidade e autocontrole. Esses traços são o resultado natural de nos rendermos ao Espírito e passarmos tempo com Deus em Sua Palavra, com Seu povo e em adoração.

2. Escolhas divinas. Os pecados que antes nos cativavam começam a se desfazer à medida que nos aproximamos de Jesus. Nosso novo nascimento quebrou o poder que o pecado tinha sobre nós e nos permite viver em liberdade. Romanos 6 explica que morremos para o nosso antigo modo de vida e somos livres para viver como fomos criados para viver. Colossenses 3:5 diz: "Portanto, eliminai vossas inclinações carnais: prostituição, impureza, paixão, desejo mau e avareza, que é idolatria" (cf. 1 Pedro 4:1). Essa morte para o pecado é um processo contínuo à medida que crescemos em nossa fé e amor pelo Senhor.

3. Amor por outros cristãos. Uma das mudanças que o novo nascimento produz é o amor: "Nós amamos porque ele nos amou primeiro. Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama seu irmão, a quem viu, não pode amar a Deus, a quem não viu. 1E dele temos este mandamento: quem ama a Deus ame também seu irmão" (1 João 4:19-21). Uma pessoa que nasceu na família de Deus anseia pela comunhão com outros crentes. Deus não criou um time em que os jogadores podem ser trocados. Ele não criou uma corporação em que os funcionários podem ser demitidos. Ele criou uma família em que todos os membros são valorizados e igualmente amados. Como parte de Sua família, aqueles que nasceram de novo devem amar e apreciar os outros membros dessa família mundial.

4. Dons espirituais. Uma parte do pacote de boas-vindas de Deus para aqueles que nasceram do Seu Espírito são os dons espirituais que podemos usar para servi-Lo e edificar a igreja. Os dons espirituais são habilidades especiais que nos permitem ser mais eficazes nos chamados específicos que Deus coloca em nossa vida. Quando cada membro usa seus dons para o bem de todos, a família de Deus prospera.

Os bebês recém-nascidos anseiam por leite e, sem ele, não crescerão. Da mesma forma, os novos cristãos precisam de ensino bíblico ou não crescerão. Pedro escreveu: "Desejai o puro leite espiritual, como bebês recém-nascidos, a fim de crescerdes por meio dele para a salvação." O novo nascimento é apenas o início da vida que Deus planejou para nós. É também a única maneira de entrarmos na família de Deus e recebermos o privilégio de chamá-Lo de "Pai" (ver Mateus 6:9; Romanos 8:15).

English



Voltar à página principal em português

O que é o novo nascimento?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries