settings icon
share icon
Pergunta

É importante se eu não conseguir me lembrar exatamente quando fui salvo?

Resposta


Muitos cristãos conseguem se lembrar exatamente quando foram salvos: a data, a hora do dia, o local exato, as pessoas envolvidas e as circunstâncias que levaram ao momento da decisão. Outros são menos claros: lembram-se da pessoa que orou com eles e onde estavam, mas não conseguem se lembrar da data exata, apenas de um período geral. Outros ainda não conseguem se lembrar de muita coisa: sabem que são salvos, mas não se lembram da idade que tinham quando foram salvos ou mesmo quando tomaram a decisão por Cristo.

Geralmente, aqueles que não conseguem se lembrar exatamente quando foram salvos foram criados na fé e seguiram Cristo desde a infância. Em sua lembrança, sempre amaram Jesus e confiaram nEle, e não conseguem identificar um momento de salvação. Por outro lado, aqueles que viveram em rebelião antes da salvação ou que tiveram um momento de crise que os levou à fé em Cristo geralmente se lembram da hora, do local e da situação com muitos detalhes.

O carcereiro de Filipos em Atos 16 teve uma experiência de conversão dramática - ou seja, traumática. Ele tinha acabado de sobreviver a um terremoto que libertou todos os prisioneiros de sua cadeia e estava prestes a cometer suicídio quando foi impedido por Paulo e Silas. Os prisioneiros não haviam fugido, e dois deles estavam lá para compartilhar o evangelho com ele. Sem dúvida, o carcereiro se lembrou para o resto de sua vida exatamente quando, onde e como foi salvo. O próprio apóstolo Paulo teve uma experiência de salvação angustiante, que envolveu uma visão de Cristo, três dias de cegueira e uma mudança total na direção de sua vida (Atos 9). Ele não teve muita dificuldade para se lembrar de quando isso aconteceu.

Mas nem todos vêm a Cristo nessas circunstâncias, e nem todos se lembram exatamente quando foram salvos. O fato é que isso não importa. A salvação vem do Senhor (Jonas 2:9). Deus faz a salvação; é Sua obra, e Ele se lembra de todos os detalhes que envolvem cada alma. Somos salvos pela graça, por meio da fé (Efésios 2:8), não pela força de nossa memória. "Você se lembra exatamente quando foi salvo?" não é uma pergunta que faremos no céu.

Uma pessoa pode ser salva e não se lembrar dos detalhes sobre quando. Isso é especialmente verdadeiro se ela foi salva quando criança. O importante é entendermos que houve um momento de salvação, mesmo que não nos lembremos dele. Houve um momento em que o Espírito Santo veio habitar em nós, quando o Senhor nos tirou das trevas para Sua maravilhosa luz, quando nossos pecados foram perdoados e fomos justificados. Ninguém nasceu salvo. Todos nós nascemos pecadores e precisamos de salvação. Em algum momento, tivemos de ouvir o evangelho e responder a ele com fé.

Mais importante do que saber quando fomos salvos é saber que somos salvos. Nunca devemos presumir que somos salvos simplesmente porque nossos pais nos disseram que sim, ou porque frequentamos a igreja a vida inteira, ou porque sentimos arrepios quando cantamos músicas de louvor. Em vez disso, devemos ser sábios e seguir o mandamento bíblico: "Examinai a vós mesmos, para ver se estais na fé. Provai a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? A não ser que já estejais reprovados" (2 Coríntios 13:5).

A epístola de 1 João nos dá alguns testes que podemos usar para verificar a nossa fé. Se realmente nascemos de novo, nossa vida tenderá para o seguinte, mesmo que não nos lembremos exatamente quando fomos salvos:

1. Desejo de ter comunhão com o povo de Deus (1 João 1:3)

2. Andar na luz e não nas trevas (1 João 1:6-7)

3. Admitir e confessar o pecado (1 João 1:8)

4. Obedecer à Palavra de Deus (1 João 2:3-5)

5. Amar a Deus mais do que ao mundo (1 João 2:15)

6. Fazer habitualmente o que é certo (1 João 2:29)

7. Manter uma vida pura (1 João 3:3)

8. Pecar menos (1 João 3:5-6)

9. Amar outros cristãos (1 João 3:14)

10. Amar sem hipocrisia (1 João 3:18-19)

11. Manter a consciência limpa (1 João 3:21)

12. Experimentar a vitória em nossa caminhada cristã (1 João 5:4)

English



Voltar à página principal em português

É importante se eu não conseguir me lembrar exatamente quando fui salvo?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries