settings icon
share icon
Pergunta

Como a justificação, a santificação e a glorificação estão relacionadas?

Resposta


Todo cristão reconhece que há estágios importantes na vida cristã. Assim como nascemos fisicamente, passamos pela escola e conseguimos um emprego, espiritualmente nascemos de novo em Cristo, crescemos em santidade por meio do Espírito Santo e vamos estar com Deus para sempre. Os termos que os cristãos usam para descrever esses momentos importantes são justificação, santificação e glorificação. Essas três palavras são usadas para descrever a jornada cristã desde o novo nascimento até a ressurreição.

Primeiro, devemos nos lembrar do que essas palavras significam. Aqui estão algumas definições:

- A justificação é "um ato de Deus por meio do qual Ele declara um pecador justo por causa da fé desse pecador em Cristo". Somos justificados, ou declarados justos, no momento da nossa salvação.

- A santificação é "o processo pelo qual os cristãos são separados para Deus do resto do mundo, ou o processo pelo qual os cristãos são santificados". A santificação progressiva ou experimental, como às vezes é chamada, é o efeito da obediência à Palavra de Deus em nossa vida. É o mesmo que crescer no Senhor (2 Pedro 3:18) ou maturidade espiritual.

- A glorificação é "a remoção final do pecado por parte de Deus da vida dos santos para que eles permaneçam irrepreensíveis diante dEle em glória na eternidade" (Romanos 8:18; 2 Coríntios 4:17). Na vinda de Cristo, a glória de Deus (Romanos 5:2) - Sua honra, louvor, majestade e santidade - será realizada em nós; teremos acesso direto e irrestrito à presença de Deus e desfrutaremos de santa comunhão com Ele por toda a eternidade.

Conforme mencionado acima, essas três palavras descrevem o processo completo de salvação. Como cristãos, fomos justificados quando confessamos Cristo e cremos (Romanos 10:9), somos santificados à medida que crescemos em santidade por meio da obra do Espírito (Efésios 4:11-32; Gálatas 5:16-24) e um dia seremos glorificados quando formos ressuscitados para a vida eterna (Colossenses 3:4). A justificação é um evento único, a santificação é um processo e a glorificação é um evento futuro.

Se você é cristão, tem a garantia de todos os três passos (veja Romanos 8:29-30). Você está justificado para sempre, está sendo santificado e, com certeza, será glorificado (1 Coríntios 6:11). Todas essas três coisas incríveis vêm da graça de Deus, e não de algo que você tenha feito ou venha a fazer para merecê-las (Efésios 2:8-9). Você não pode ganhar sua justificação, não pode alcançar sua santificação e não pode merecer sua glorificação. Deus faz com que todas essas coisas aconteçam por causa do Seu amor por você, somente pela Sua graça (Romanos 3:24; 2 Coríntios 9:8; Filipenses 2:13; Tito 2:11). Se você estiver tentando alcançar qualquer uma dessas três coisas por sua própria força, inevitavelmente fracassará. Em vez disso, peça a Deus por Sua graça, confie em Seu poder e ande pelo Espírito.

Se você não é cristão, pode estar tentando obter essas coisas por mérito próprio. Pode estar tentando se sentir justo diante de Deus, ser bom em sua vida e deixar um legado duradouro após sua morte. Mas você não pode fazer isso sozinho (Romanos 3:10-20)! Deus não quer que você "se esforce mais", mas que venha a Ele com fé. Jesus disse: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei" (Mateus 11:28). Você já teve seus pecados perdoados? Já aceitou o dom gracioso de Deus da vida eterna? Se não, por que não começar hoje?

O caminho da salvação é simples, e é somente por meio de Jesus Cristo. "Porque, se com a tua boca confessares Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo; pois com o coração é que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo o que nele crê nunca será envergonhado. Pois não há distinção entre judeu e grego; porque o mesmo Senhor é o Senhor de todos, rico para com todos que o invocam. Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (Romanos 10:9-13).

English



Voltar à página principal em português

Como a justificação, a santificação e a glorificação estão relacionadas?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries