settings icon
share icon
Pergunta

O que é a graça barata?

Resposta


O termo "graça barata" pode ser encontrado em um livro escrito pelo teólogo alemão Dietrich Bonhoeffer, chamado The Cost of Discipleship (O Custo do Discipulado), publicado em 1937. Nesse livro, Bonhoeffer definiu "graça barata" como "a pregação do perdão sem exigir arrependimento, batismo sem disciplina da igreja. Comunhão sem confissão. A graça barata é graça sem discipulado, graça sem a cruz, graça sem Jesus Cristo". Observe o que é enfatizado na definição de Bonhoeffer sobre a graça barata e o que é retirado da ênfase. A ênfase está nos benefícios do cristianismo sem os custos envolvidos; daí o adjetivo barato para descrevê-lo.

Um debate semelhante sobre a graça barata eclodiu nas décadas de 1980 e 1990 na controvérsia sobre a Salvação do Senhorio. A controvérsia começou quando o pastor e teólogo John MacArthur se opôs a um ensinamento que estava se tornando popular nos círculos evangélicos, chamado de "cristianismo carnal". A referência é a uma declaração que o apóstolo Paulo fez em sua primeira carta à igreja de Corinto: "Irmãos, não vos pude falar como a pessoas espirituais, mas como a pessoas carnais, como a crianças em Cristo" (1 Coríntios 3:1). A frase "da carne" é a palavra grega sarkinos, que significa "carne". A palavra carnal vem da palavra latina para "carne". No Novo Testamento, carne pode significar simplesmente "pele, carne, corpo". No entanto, Paulo a usa com frequência para falar de nossa natureza pecaminosa - aquela parte não redimida do homem com a qual o novo homem em Cristo precisa lutar diariamente (Romanos 7; 1 Coríntios 3:1-3; 2 Coríntios 10:2; Gálatas 5:16-19).

A ideia do cristianismo carnal ensina essencialmente que, desde que a pessoa faça uma profissão de fé em Cristo, ela está salva (Romanos 10:9), mesmo que não haja obediência imediata aos mandamentos de Jesus e dos apóstolos de viver uma vida de santidade. É a ideia de que podemos ter Jesus como Salvador, mas não necessariamente como Senhor. As pessoas que defendem o cristianismo carnal, ou a "graça livre", como é frequentemente chamado, não negam a necessidade de boas obras (ou seja, vida santa) para a santificação, mas distinguem o chamado para a salvação do chamado para a santificação (ou discipulado).

Há muitas passagens das Escrituras que os defensores da graça livre usam para apoiar sua posição. Não é necessário citar todas elas, mas duas das passagens mais populares e fortes são João 3:16 e Romanos 10:9.

- Porque Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)

- Porque, se com a tua boca confessares Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. (Romanos 10:9)

Claramente, essas passagens e outras ensinam que aquele que crê em Jesus Cristo "tem vida eterna" e "será salvo". Não há como contestar isso. No entanto, o que pessoas como John MacArthur e outros estavam contestando não é o fato de a salvação e a vida eterna serem dádivas gratuitas da graça de Deus, mas sim o ensino de que o chamado à salvação não inclui também um chamado ao arrependimento e à vida santa. Em outras palavras, eles estavam objetando que a doutrina da graça gratuita estava se tornando uma doutrina da graça barata. O que os proponentes da Salvação do Senhorio afirmam é que a salvação é um chamado ao discipulado, que não se pode ter Jesus como Salvador sem também reconhecê-lo como Senhor.

O Novo Testamento usa a palavra "Senhor" (kurios) 748 vezes, e 667 dessas vezes ela é usada em referência a Deus ou Jesus (por exemplo, "Jesus Cristo, nosso Senhor", Romanos 1:4). Em contraste, o Novo Testamento usa a palavra "salvador" (soter) apenas 24 vezes. Parece claro que a ênfase no Novo Testamento está em Jesus Cristo como Senhor, não como Salvador. Ao dizer isso, não se trata de minimizar ou denegrir a obra salvadora de Jesus Cristo na cruz. Que provisão gloriosa e graciosa Deus fez para Seu povo ao prover Jesus Cristo como nosso sacrifício expiatório, garantindo assim a salvação e a vida eterna para aqueles que acreditam nEle. Jesus Cristo é certamente nosso Salvador, mas isso não pode ser separado do fato de que Jesus Cristo é Senhor e, como Senhor, Ele ordena e nós obedecemos.

Jesus, em Sua Grande Comissão aos 11 discípulos restantes, ordenou que eles fossem por todo o mundo e fizessem discípulos de todas as nações, batizando-os e ensinando-os a observar tudo o que Ele lhes havia ordenado (Mateus 28:19-20). O evangelismo e o discipulado andam de mãos dadas. Um discípulo é aquele que observa (guarda, obedece) tudo o que Jesus ordenou. Não existe um processo de dois estágios no cristianismo - primeiro, ser salvo; depois, tornar-se um discípulo. Essa distinção arbitrária é estranha ao Novo Testamento e, portanto, estranha ao cristianismo.

Para brincar com o título do livro de Bonhoeffer, vamos dar uma olhada no que Jesus disse a Seus discípulos sobre discipulado em Lucas 14:25-33. Nessa passagem, Jesus diz às multidões que ninguém pode ser Seu discípulo a menos que primeiro odeie sua família (v. 26). Além disso, aquele que não puder carregar sua própria cruz não poderá ser Seu discípulo (v. 27). Jesus dá duas condições para ser Seu discípulo. A primeira é estar disposto a renunciar à família para seguir Jesus. A segunda é estar disposto a morrer, tanto literal quanto metaforicamente ("morrer para si mesmo"), a fim de seguir Jesus. Jesus então dá dois exemplos de "contar o custo". O primeiro é o exemplo de um homem que deseja construir uma torre sem antes calcular o custo da construção da torre. Depois de perceber que não conseguiria concluí-la, ele desiste com vergonha e constrangimento. O segundo é o de um rei que se prepara para a batalha e se certifica de que pode se defender contra um inimigo superior. O que Jesus está querendo dizer é que o discipulado tem um custo.

Além disso, o discipulado exige arrependimento e obediência. No início do ministério de Jesus, a mensagem que Ele pregou foi uma mensagem de arrependimento (Mateus 4:17). A mensagem dos apóstolos após a ressurreição e ascensão de Jesus também era de arrependimento (Atos 2:38). Junto com o arrependimento vem a obediência. Jesus disse a uma multidão de ouvintes que a salvação e a obediência andam de mãos dadas: "E por que me chamais: Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu vos mando?" (Lucas 6:46). Em seguida, Jesus diferencia aquele que constrói sua casa sobre a areia daquele que constrói sua casa sobre a rocha, ou seja, o homem que não apenas ouve as palavras de Jesus, mas também as pratica.

A graça barata procura esconder das pessoas o custo do discipulado. Ela procura afirmar que, desde que façamos uma profissão de fé, estaremos salvos. A graça de Deus cobre todos os nossos pecados. Novamente, essa é uma verdade maravilhosa! O apóstolo Paulo diz isso quando escreve: "A lei, porém, veio para que a transgressão se ressaltasse; mas, onde o pecado se ressaltou, a graça ficou ainda mais evidente; para que, assim como o pecado reinou na morte, assim também a graça reine pela justiça para a vida eterna, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor" (Romanos 5:20-21). No entanto, logo após escrever isso, Paulo segue com o seguinte: "Que diremos, então? Permaneceremos no pecado para que a graça se destaque? De modo nenhum. Nós, que morremos para o pecado, como ainda viveremos nele?" (Romanos 6:1-2). A salvação somente pela graça, por meio da fé, é muito mais do que simplesmente pronunciar as palavras "Jesus é o Senhor". Não somos salvos por uma profissão de fé. Não somos salvos por fazer a Oração do Pecador. Não somos salvos por assinar um cartão ou caminhar em um corredor depois do chamado do pastor. Somos salvos por uma fé viva e ativa (Tiago 2:14-26), uma fé que se manifesta em arrependimento, obediência e amor a Deus e ao próximo. A salvação não é uma transação; é uma transformação. Paulo diz isso da melhor forma quando afirma que somos "novas criaturas" em Cristo (2 Coríntios 5:17). Não há nada de "barato" na graça!

English



Voltar à página principal em português

O que é a graça barata?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries