settings icon
share icon
Pergunta

Fé vs. crença - qual é a diferença?

Resposta


Por um lado, não há diferença entre fé e crença. Os dois termos são frequentemente usados de forma intercambiável. O Evangelho de João foi escrito para que "possais crer que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome" (João 20:31). O Evangelho de João nem mesmo usa a palavra , embora o conceito de fé esteja totalmente entrelaçado em João. Em toda a Escritura, não há distinção entre fé e crença.

Por outro lado, no uso popular do português, a palavra geralmente tem um significado mais profundo. A crença geralmente se refere a uma aceitação intelectual dos fatos. Se você perguntar a uma pessoa comum na rua se ela acredita em Alexandre, o Grande, ou Abraham Lincoln, ela provavelmente interpretará a pergunta como: "Você acredita que tal pessoa existiu?" A maioria, sem dúvida, responderia afirmativamente. Entretanto, a fé, no uso moderno, tem a ideia adicional de confiança e compromisso.

Muitas pessoas acreditam que Alexandre, o Grande, existiu. Quando ele estava vivo, muitos também tinham fé nele, confiando que ele os protegeria, os conduziria à batalha e expandiria o Império Grego. No entanto, seria seguro presumir que ninguém vivo hoje confia que ele fará algo por eles. Eles acreditam em sua existência, mas não têm fé nele.

A maioria das pessoas acredita que é importante comer alimentos saudáveis e fazer exercícios regularmente; no entanto, a maioria das pessoas não come alimentos saudáveis e não faz exercícios regularmente. Elas acreditam que um determinado conjunto de fatos é verdadeiro, mas não se comprometeram com as implicações dos fatos. Elas acreditam, mas não têm fé, no sentido moderno.

Da mesma forma, muitas pessoas hoje acreditam em um determinado conjunto de fatos sobre Deus e, em alguns casos, seus fatos podem ser completamente ortodoxos. Entretanto, se elas nunca se comprometeram com Deus, se não confiaram nEle, então não têm fé ou crença bíblica nEle. A fé bíblica (crença bíblica) nunca é simplesmente concordar com um determinado conjunto de fatos. A fé bíblica é confiança e compromisso que resultam em uma mudança de comportamento. Tiago 2:19 coloca isso da seguinte forma: "Crês que Deus é um só? Fazes bem, pois os demônios também creem e estremecem." Os demônios acreditam que Deus existe, e podem até saber mais sobre Deus do que as pessoas, mas não têm fé nEle. Infelizmente, muitas pessoas têm o mesmo tipo de crença que os demônios têm, mas isso não é suficiente para sua salvação.

Esse conceito pode ser ilustrado de outra forma: três pessoas embarcam em um avião comercial para viajar para uma cidade distante. A primeira é um engenheiro que projeta e constrói aviões. Ele também é piloto. Ele sabe como tudo funciona. Além disso, ele é amigo pessoal do piloto que estará voando naquela tarde e sabe que ele é muito competente. Ele embarca no avião com total confiança. A segunda pessoa é apenas um viajante de negócios comum. Ele sabe um pouco sobre aviões, mas não pensa muito sobre isso. Ele se senta em seu assento e começa a ler uma revista. A terceira pessoa tem um medo mortal de voar. Ele começa a suar frio. É preciso tudo o que ele pode fazer para não se virar e fugir pelo corredor. Com muito medo e tremor, ele entra no avião, senta-se e espera adormecer e não acordar até a aterrissagem. Então, a pergunta é: "Quem tem mais fé no avião?" A resposta é que todos eles têm a mesma quantidade de fé. Todos eles embarcaram no avião e comprometeram sua segurança com o avião e a tripulação. Eles só chegarão ao seu destino se o avião chegar. Se o avião cair, eles também cairão. Todas as pessoas que entraram no avião estavam se comprometendo com o avião - elas acreditavam (ou tinham fé) no avião. As pessoas que permaneceram no aeroporto, mesmo que tivessem total confiança de que o avião chegaria como programado, não exerceram fé no avião. Elas não se comprometeram com ele.

Em resumo, fé e crença são usadas de forma intercambiável. Entretanto, o Novo Testamento reconhece que as pessoas podem ter uma fé falsa ou uma crença incompleta, que é inadequada. A diferença não está entre as duas palavras, mas entre os conceitos de concordância mental e compromisso sincero. No uso moderno, a crença geralmente se refere à concordância mental, e a fé se refere ao compromisso sincero. Desde que essa distinção seja mantida, não importa quais palavras sejam usadas. Entretanto, precisamos ter cuidado para não importar o uso moderno de volta para passagens específicas do Novo Testamento.

English



Voltar à página principal em português

Fé vs. crença - qual é a diferença?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries