settings icon
share icon
Pergunta

Qual é a relação entre fé, obras e segurança na salvação?

Resposta


Acreditamos na segurança eterna, ou seja, uma vez que uma pessoa nasce de novo pelo poder de Deus, ela é salva para sempre. Jesus dá "vida eterna" (João 10:28), não vida temporária. Mas frequentemente recebemos perguntas relacionadas à perda da fé. Como a salvação é mantida? E se alguém teve fé salvadora em um determinado momento de sua vida, mas depois perde a fé? As boas obras são necessárias para manter a fé? Estamos realmente seguros em Cristo?

Há quatro abordagens básicas para as questões que envolvem fé, obras e segurança. A primeira abordagem é dizer que você deve ter fé e obediência contínua para ser salvo. Você não saberá com certeza se está salvo até morrer e sua vida ser finalmente avaliada por Deus. Então, você será salvo ou perdido com base em seu desempenho na vida. Esse é o ensinamento básico da Igreja Católica Romana, bem como o pensamento de muitos protestantes. Entretanto, essa abordagem não explica adequadamente o ensinamento das Escrituras de que somos salvos pela graça por meio da fé e que a salvação é algo que ocorre aqui e agora - não apenas na vida após a morte.

A segunda abordagem da relação entre fé, obras e segurança diz que você é salvo pela fé, excluindo as obras. Nessa linha de pensamento, se você professar fé em Cristo e, posteriormente, repudiar sua fé ou abraçar o pecado grosseiro, ainda assim será salvo, porque você é salvo independentemente do que fizer. Essa abordagem, às vezes chamada de "crença fácil", não leva a sério as advertências das Escrituras que enfatizam a santidade pessoal e a fé duradoura.

A terceira abordagem de fé, obras e segurança afirma que você é salvo pela fé, mas deve, de alguma forma, manter sua salvação por meio de uma combinação de fé e obras - ou, pelo menos, deve evitar o pecado flagrante e impenitente. Em outras palavras, você pode ser salvo, justificado, nascido de novo, adotado na família de Deus e habitado pelo Espírito Santo e, ainda assim, cair e, por fim, se perder. Embora essa abordagem leve a sério as advertências das Escrituras contra o pecado, ela ainda não explica adequadamente as muitas passagens que falam da garantia da salvação, sem mencionar que somos salvos independentemente de nossas obras.

A abordagem final sobre fé, obras e segurança afirma que você é salvo pela fé com base no mérito de Jesus Cristo, que morreu por você. Em uma grande troca, seu pecado foi colocado sobre Cristo e a justiça dEle foi colocada sobre você. O resultado de nascer de novo e ser habitado pelo Espírito de Deus é que Ele começa a mudar você de dentro para fora. Sua mudança interior se torna visível externamente por meio da fé contínua e da obediência crescente. Se você professa fé em Cristo, mas não oferece nenhuma evidência de uma vida transformada, temos boas razões para suspeitar que sua profissão inicial pode não ter sido genuína (Mateus 7:21).

A primeira abordagem falha porque acrescenta obras à fé como meio de salvação e nega a segurança. A segunda abordagem falha porque ignora a necessidade de uma vida transformada (ver Efésios 1:4). A terceira abordagem falha porque coloca sobre nós o dever de manter a salvação em vez de colocá-lo sobre Cristo, que é o lugar dele (ver Gálatas 1:1-3). A quarta e última abordagem é bíblica. Somos salvos pela fé, não por nossas próprias boas obras (Efésios 2:8-9), mas somos salvos para fazer boas obras (Efésios 2:10).

Muitas pessoas falam sobre a segurança eterna. O antigo termo reformado é perseverança dos santos. Perseveramos porque o Deus que salva o crente também é o Deus que o mantém seguro e o capacita a continuar na fé e nas boas obras (Filipenses 1:6).

English



Voltar à página principal em português

Qual é a relação entre fé, obras e segurança na salvação?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries