settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre a evangelização de crianças?

Resposta


O desejo de Jesus é que "em seu nome se pregaria o arrependimento para perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém" (Lucas 24:47). O campo missionário é "todas as nações". Não há restrições geográficas para o evangelho, nem restrições culturais, nem restrições de idade. Todos precisam se arrepender e ser perdoados, inclusive as crianças de "todas as nações". As crianças, portanto, devem ser evangelizadas, e há muitas organizações cristãs, como a AWANA (Oanse) International e a Child Evangelism Fellowship, que estão trabalhando para atingir essa meta.

A Bíblia diz que as crianças são uma bênção de Deus (Salmo 127:3). Elas precisam de instrução (Provérbios 8:32-33) e são muito capazes de aprender. Timóteo era um estudante da Palavra desde muito jovem. Ele conhecia as Escrituras Sagradas "desde a infância" (2 Timóteo 3:15), tendo sido ensinado por sua mãe e avó piedosas (2 Timóteo 1:5).

As crianças são plenamente capazes de louvar a Deus. Ao celebrar o nome majestoso do Senhor, o salmista canta: "Da boca dos pequeninos e de bebês fizeste brotar força, por causa dos teus adversários, para fazer calar o inimigo e vingador" (Salmo 8:2). O louvor não é algo que as crianças devam esperar até ficarem mais velhas para fazer - é sua alegre tarefa agora. Quando Jesus chegou ao templo, os chefes dos sacerdotes estavam indiferentes e reprovadores, mas não as crianças. As crianças "gritavam no templo: Hosana ao Filho de Davi" (Mateus 21:15).

Uma das melhores passagens sobre o evangelismo de crianças é Marcos 10:13-16: "Alguns lhe traziam crianças para que as tocasse, mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, vendo isso, indignou-se e disse-lhes: Deixai as crianças virem a mim e não as impeçais, porque o reino de Deus é dos que são como elas. Em verdade vos digo que qualquer pessoa que não receber o reino de Deus como uma criança, jamais entrará nele. E, pegando-as nos braços, abençoou-as, impondo-lhes as mãos." Jesus dá as boas-vindas às crianças que vêm até Ele para receber a Sua bênção. De fato, aqueles que colocam obstáculos no caminho de uma criança que vem a Cristo deixam o Senhor "indignado".

Jesus aproveitou a ocasião em que abençoou as crianças para apontar a necessidade de fé. O reino deve ser recebido "como uma criança" (Marcos 10:15). As crianças não se esforçam para ganhar o reino de Deus, mas confiam que Ele o dará a elas. Sua fé é simples. Jesus declarou que quem não receber o reino de Deus como uma criança, com simples confiança e dependência de Deus, não poderá entrar. Somente aqueles com uma confiança infantil em Deus podem ser salvos.

Em outro lugar, Jesus dirige nossa atenção a uma criança para ilustrar a verdadeira humildade e o relacionamento que Deus deseja ter com todos nós. Os discípulos haviam perguntado ao Senhor quem seria o "maior" no céu. Em resposta, "Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, nunca entrareis no reino do céu. Portanto, quem se tornar humilde como esta criança, esse será o maior no reino do céu. Quem recebe uma destas crianças em meu nome, recebe a mim" (Mateus 18:2-5).

No versículo seguinte, Jesus defende veementemente a proteção das crianças: "Mas a quem fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim seria melhor se lhe pendurassem no pescoço uma pedra de moinho e afundasse nas profundezas do mar" (Mateus 18:6). Jesus especifica que essas crianças estão entre "os que creem em mim". Isso indica claramente que as crianças podem acreditar em Jesus! Se elas podem crer em Jesus, então devemos evangelizá-las.

Também nunca devemos fazer com que uma criança crente tropece. "Fazer tropeçar" (skandalidzo, em grego) significa "prender, fazer deslizar ou induzir ao pecado". Como podemos fazer com que uma criança crente tropece? Provavelmente quando as rejeitamos ou ignoramos - isso seria o oposto de acolhê-las (Mateus 18:5) - ou quando as levamos ao pecado.

Efésios é uma carta endereçada ao "aos santos e fiéis em Cristo Jesus que estão em Éfeso" (Efésios 1:1). Paulo os descreve como tendo a redenção por meio do sangue de Cristo e o perdão dos pecados (Efésios 1:7). Portanto, os destinatários originais dessa epístola eram crentes em Cristo. Perto do final da carta, Paulo se dirige a diferentes grupos de crentes e os instrui sobre como podem andar de maneira digna de seu chamado. As crianças (teknon em grego) são ordenadas a obedecer (no Senhor) a seus pais (Efésios 6:1). O fato de Paulo se dirigir às crianças sugere que elas eram santas - parte dos "santos e fiéis em Cristo Jesus que estão em Éfeso". As crianças de hoje também podem e devem confiar em Cristo, assim como as crianças de Éfeso.

Na carta a Tito, são apresentadas as qualificações para os presbíteros (Tito 1:6-9): ser irrepreensível, ser marido de uma só mulher, etc. Na lista de qualificações está ter "tekna pista", traduzido como "filhos crentes". Se eles acreditam, devem ter sido evangelizados.

No Antigo Testamento, havia uma ênfase na transmissão da Lei de Deus para a próxima geração, para que eles também temessem o Senhor e obedecessem à Sua Palavra. Moisés lembrou o povo de Israel de obedecer às leis de Deus em Deuteronômio 6:1-9. A ordem não era apenas para a geração atual, mas também para seus filhos e netos (versículos 1-2). A primeira prioridade dos pais era a sua própria obediência; a Palavra de Deus deveria estar em seus corações (versículos 5-6), e então deveriam ensiná-la a seus filhos (versículo 7). Esses mesmos princípios são aplicáveis aos pais cristãos de hoje.

Se não compartilharmos o evangelho com a próxima geração, corremos o risco de repetir o erro de Israel em Juízes 2:10-11: "Depois que toda aquela geração foi reunida a seus pais, surgiu outra geração que não conhecia o SENHOR, nem o que ele havia feito por Israel. Então os israelitas fizeram o que era mau aos olhos do SENHOR e cultuaram os baalins." O que é necessário em todas as nações, todos os dias, é o poder transformador do evangelho de Cristo. Compartilhar o evangelho com as crianças é ordenado e abençoado por Deus.

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre a evangelização de crianças?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries