settings icon
share icon
Pergunta

O que é o evangelho de Paulo?

Resposta


Além de nosso Senhor Jesus, Paulo é provavelmente o personagem mais proeminente do Novo Testamento. Nascido em Tarso, pouco depois do nascimento de Jesus, Paulo, então conhecido como Saulo, era um benjamita criado segundo os rígidos costumes dos fariseus. Desde cedo, ele demonstrou um intelecto aguçado e zelo pelas tradições do judaísmo. Embora tivesse os direitos de um cidadão romano, Paulo era um fervoroso nacionalista judeu que desprezava os costumes dos gentios. Antes de sua dramática conversão durante uma viagem a Damasco, Saulo era um ardente perseguidor da igreja. Após sua conversão, ele se tornou o escritor mais prolífico do Novo Testamento e o missionário mais incansável do cristianismo.

Paulo fala da mensagem que proclamou como "meu evangelho" em Romanos 2:16 e 16:25. O que, então, é o "evangelho de Paulo"? Ele difere do verdadeiro evangelho, o evangelho que os outros apóstolos pregaram? Ou ele o chama de "meu evangelho" por uma razão diferente?

Durante seu longo ministério, a autoridade apostólica de Paulo foi repetidamente questionada (1 Coríntios 9:2; 2 Coríntios 11), apesar de sua aceitação pela igreja (Atos 9:19-25; Gálatas 1:18-20). Ainda hoje, há certos grupos que negam a legitimidade do ministério de Paulo. Aqueles que questionam a autoridade apostólica de Paulo ignoram o testemunho de Pedro, Tiago e João, reconhecidos apóstolos de Cristo e pilares da igreja primitiva, que estenderam "a destra da comunhão" a Paulo e seu companheiro Barnabé (Gálatas 2:9). Deixemos de lado qualquer crença tola de que Paulo era um apóstolo falso que pregava uma mensagem espúria, pois os ensinamentos claros das Escrituras provam o contrário.

O evangelho de Paulo não era um evangelho diferente ou falsificado; as "boas novas" ou "bom anúncio" que ele pregava estavam em conformidade, em todos os aspectos, com os ensinamentos dos escritores do Antigo Testamento, dos outros apóstolos da fé e, mais importante, com a mensagem do evangelho segundo Jesus Cristo. Se há uma diferença no tratamento do evangelho pelo apóstolo Paulo, ela não está na essência da mensagem, mas nos detalhes meticulosos do evangelho. De fato, principalmente em Romanos e Gálatas, o apóstolo Paulo, guiado pelo Espírito Santo, aprofunda-se nas alturas e nas profundezas insondáveis do evangelho, diferente de qualquer outro escritor do Novo Testamento. Até mesmo Pedro, o apóstolo dos judeus, ficou comovido com o "peso" dos escritos de Paulo (2 Pedro 3:15-18).

Dito isso, vamos explorar a questão "O que é o evangelho de Paulo?"

De quem é esse evangelho?

Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, que ele antes havia prometido pelos seus profetas nas santas Escrituras, acerca de seu Filho, que, humanamente, nasceu da descendência de Davi, e com poder foi declarado Filho de Deus segundo o Espírito de santidade, pela ressurreição dentre os mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor. Por meio dele recebemos graça e apostolado, por causa do seu nome, a fim de conduzir todos os gentios para a obediência da fé, entre os quais também sois chamados para ser de Jesus Cristo. (Romanos 1:1-6)

Esse é o evangelho de Paulo? Por suas próprias palavras,

- A mensagem que ele pregava é o evangelho de Deus (versículo 1)

- As boas novas que Paulo pregava, o evangelho de Deus, foram preditas pelos santos profetas muito antes de Paulo viver (versículo 2)

- A mensagem do evangelho se concentra em Cristo Jesus, um descendente do rei Davi, de acordo com as Escrituras (versículo 3)

- Embora nascido de uma mulher e, portanto, sendo totalmente homem, Jesus também era totalmente Deus e de natureza divina; Sua filiação foi indiscutivelmente estabelecida pelo Espírito Santo por meio de Sua ressurreição corporal (versículo 4)

- A autoridade de Paulo como apóstolo, sendo chamado para pregar o evangelho de Deus, foi concedida a ele por ninguém menos que o Senhor Jesus Cristo (versículo 5)

- Os chamados por Deus, tendo ouvido e crido no evangelho de Deus, agora pertencem ao Senhor Jesus (versículo 6)

O evangelho se concentra no Senhor Jesus (Romanos 1:9) e em Sua morte sacrificial, sepultamento e ressurreição (1 Coríntios 15:1-4). Paulo se dedicou descaradamente a transmitir essa mensagem emocionante, pois o evangelho revela o poder de Deus - uma força poderosa capaz de transformar pecadores em santos (Romanos 1:16). Sabendo que somos incapazes de nos salvar, confiamos no evangelho, que revela a justiça de Deus, que salva todos os que simplesmente creem (Romanos 1:17).

Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, que ele antes havia prometido pelos seus profetas nas santas Escrituras, acerca de seu Filho, que, humanamente, nasceu da descendência de Davi, e com poder foi declarado Filho de Deus segundo o Espírito de santidade, pela ressurreição dentre os mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor. (1 Coríntios 15:1-4)

De acordo com essa passagem,

- Há somente um evangelho: é o evangelho de Deus que Paulo pregou e no qual os redimidos se firmaram (versículo 1)

- Esse é o evangelho que salva, o evangelho que Paulo pregou e o evangelho que nunca deve ser esquecido ou descartado (versículo 2)

- De acordo com as Escrituras, o Senhor Jesus morreu por nossos pecados. Seu sacrifício pagou nossa dívida pelo pecado (versículo 3)

- Depois que Seu corpo sem vida foi retirado da cruz e colocado em um túmulo emprestado, Jesus milagrosamente saiu de onde estava, conforme predito pelos santos profetas, provando Seu poder absoluto sobre o pecado e a morte (versículo 4)

Como isso é possível? Os mortos não se levantam de seus túmulos. Uma multidão zombeteira havia testemunhado o corpo mutilado de nosso Senhor pendurado sem vida em uma cruel cruz romana. Para rebater aqueles que diriam que a ressurreição corporal do Senhor não passa de uma história fantasiosa, Ele apareceu a Seus discípulos e a um grupo de mais de quinhentas testemunhas oculares. A ressurreição não ocorreu em um canto escuro e escondido; a evidência da ressurreição corporal de Jesus é um fato verificável e incontestável (1 Coríntios 15:5-8).

O Evangelho da Antiguidade

O evangelho não se originou com Paulo, nem Paulo pregou uma mensagem nova ou inédita que até então era desconhecida:

E andai com temor, durante o tempo da vossa peregrinação, se chamais de Pai aquele que julga segundo as obras de cada um, sem discriminação de pessoas; sabendo que não foi com coisas perecíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa maneira fútil de viver, recebida por tradição dos vossos pais. Mas fostes resgatados pelo precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo , mas manifestado no fim dos tempos em vosso favor. (1 Pedro 1:17-20, ênfase adicionada)

Em Seu perfeito conhecimento, Deus sabia, mesmo antes de criar a Terra, que a humanidade precisaria de um redentor. Diz-se, com razão, que Cristo foi morto antes da fundação do mundo.

Então o SENHOR Deus disse à serpente:

Porque fizeste isso,

serás maldita entre todo o gado

e entre todos os animais do campo;

andarás sobre o teu ventre

e comerás pó

todos os dias da tua vida.

Porei inimizade entre ti e a mulher,

entre a tua descendência e a descendência dela;

esta te ferirá a cabeça,

e tu lhe ferirás o calcanhar.
(Gênesis 3:14-15, ênfase adicionada)

O evangelho foi pregado pela primeira vez por Deus no Jardim do Éden; o futuro Messias, chamado de "descendência" da mulher, sofreria um ferimento pela mão de Satanás, mas, no final, nosso Salvador conquistador daria um golpe fatal em nosso inimigo infernal. Enquanto nosso Salvador sofria na cruz, parecia que a vitória pertencia a Satanás, mas a vitória durou pouco. Jesus venceu a morte e, ao fazer isso, preparou o cenário para a condenação final de Satanás (Apocalipse 20:10).

Os judeus responderam: Acaso não temos razão quando dizemos que és samaritano e tens demônio? Jesus respondeu: Eu não tenho demônio; pelo contrário, honro meu Pai e vós me desonrais. Eu não busco glória para mim mesmo; há quem a busque, e ele é quem julga. Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém obedecer à minha palavra, nunca verá a morte. E os judeus lhe disseram: Agora sabemos que tens demônio. Abraão morreu, e também os profetas; e tu dizes: Se alguém obedecer à minha palavra, nunca provará a morte! Acaso tu és maior que nosso pai Abraão, que morreu? Também os profetas morreram. Quem tu pensas que és? Jesus respondeu: Se eu glorificar a mim mesmo, a minha glória não tem valor. Quem me glorifica é meu Pai, do qual dizeis ser o vosso Deus. Vós não o conheceis; mas eu o conheço. Se eu dissesse que não o conheço, seria mentiroso como vós; mas eu o conheço e obedeço à sua palavra. Abraão, vosso pai, regozijou-se por ver o meu dia; ele o viu e alegrou-se (João 8:48-56, ênfase adicionada).

No alto de uma montanha na terra de Moriá, Abraão disse a seu filho Isaque que Deus providenciaria o cordeiro para o sacrifício (Gênesis 22:8). Embora Abraão tenha vivido cerca de dois milênios antes do nascimento do Senhor Jesus em Belém, o patriarca estava bem familiarizado com a mensagem do evangelho e, em cumprimento à declaração profética de Abraão, Deus de fato providenciou o Cordeiro perfeito e imaculado para o sacrifício (João 1:29; 1 Pedro 1:17-20; Apocalipse 5:8-10).

Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades

e levou sobre si as nossas dores;

e nós o consideramos aflito,

ferido por Deus e oprimido.

Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões

e esmagado por causa das nossas maldades;

o castigo que nos traz a paz estava sobre ele,

e por seus ferimentos fomos sarados.

Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas,

cada um se desviava pelo seu caminho;

mas o SENHOR fez cair a maldade de todos nós sobre ele. (Isaías 53:4-6)

Oitocentos anos antes de os guardas romanos pregarem espigões de ferro nas mãos e nos pés de nosso Senhor Jesus, Isaías perscrutou o futuro e previu a morte sacrificial do Messias, que é fundamental para o evangelho. O evangelho de acordo com o profeta Isaías é o mesmo evangelho pregado pelo apóstolo Paulo, que escreveu: "Mas longe de mim orgulhar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu para o mundo." (Gálatas 6:14)

O Evangelho do Novo Testamento

Puxando a cortina do tempo, o Espírito Santo permitiu que os profetas e patriarcas da antiguidade vissem a futura vinda do Messias; depois, na plenitude dos tempos, o Filho de Deus vestiu-se de carne humana para cumprir Seu papel de Redentor (João 1:14; Lucas 19:10).

No dia seguinte, [João] viu Jesus vindo em sua direção e disse: "Este é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. É sobre este que eu falei: Depois de mim vem um homem que está acima de mim, porque ele já existia antes de mim." (João 1:29-30)

João Batista testificou que Jesus era o tão esperado Cordeiro sacrificial enviado por Deus, de acordo com as palavras dos santos profetas. Para cumprir esse papel, Jesus tinha de ser sem pecado e estar disposto a morrer pelo pecado do mundo. Se Jesus tivesse nascido com uma natureza pecaminosa, não haveria mensagem do evangelho.

Porque Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado; mas quem não crê, já está condenado, pois não crê no nome do Filho unigênito de Deus. (João 3:16-18)

Essa passagem muito conhecida nos dá a essência do evangelho. Deus enviou o Seu Filho, Aquele que compartilhava de Sua natureza divina, para salvar um mundo perdido. Aqueles que O recebem pela fé recebem a vida eterna. Por outro lado, aqueles que O rejeitam já estão condenados. Posteriormente, o apóstolo Paulo escreveu: "Mas Deus, que é rico em misericórdia, pelo imenso amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos pecados, deu-nos vida juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus, para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se orgulhe" (Efésios 2:4-9). É óbvio que a mensagem de Paulo está de acordo com o evangelho de Jesus.

Pedro pregou no dia de Pentecostes:

Irmãos, concedei-me dizer-vos com clareza que o patriarca Davi morreu e foi sepultado, e o seu túmulo está até hoje entre nós. Sendo ele profeta e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que faria um dos seus descendentes assentar-se no seu trono, Davi previu isso e falou da ressurreição de Cristo, cuja vida não foi deixada no túmulo e cuja carne não sofreu deterioração. Foi a este Jesus que Deus ressuscitou; e todos somos testemunhas disso. Portanto, exaltado à direita de Deus e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou o que agora vedes e ouvis. Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio afirma: O Senhor disse ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos como estrado dos teus pés. Portanto, toda a casa de Israel fique absolutamente certa de que esse mesmo Jesus, a quem crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo. Ao ouvirem isso, eles ficaram com o coração pesaroso e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Irmãos, que faremos? Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. (Atos 2:29-38)

No poderoso sermão de Pedro, aprendemos

- Cristo Jesus era descendente do rei Davi (versículo 30)

- Cristo Jesus foi ressuscitado dentre os mortos (versículo 31)

- Pedro e muitos outros foram testemunhas oculares da ressurreição corporal de nosso Senhor (versículo 32)

- Agora que Jesus está sentado à direita do Pai, o Espírito Santo de Deus começa Seu ministério (versículo 33)

- Deus, o Pai, promete a Deus, o Filho, que Seus inimigos serão derrotados (versículos 34-35)

- Aquele que foi crucificado é tanto Senhor quanto Cristo (versículo 36)

Convencidos pelo Espírito Santo, os ouvintes de Pedro perguntaram o que deveriam fazer. Pela fé, eles acreditaram na mensagem do evangelho de Pedro, então o que fazer? Pedro instruiu seu público a se arrepender, ou seja, a renunciar aos ritos e rituais da mera religião, voltando-se para o Salvador vivo. O arrependimento envolve uma mudança de coração e uma mudança de direção. Pedro também instruiu os novos crentes a reconhecerem publicamente sua nova fé por meio do batismo nas águas. Os crentes não são salvos pela ordenança do batismo, mas escolhem voluntariamente ser batizados porque foram salvos.

Novamente, o evangelho se concentra na pessoa de Jesus e em Sua morte, sepultamento e ressurreição. Jesus é o Ungido único, imaculado e sem concessões, totalmente Deus e totalmente homem, que venceu a morte e a sepultura para que todos os que acreditam nEle recebam a dádiva da vida eterna. Isso está de acordo com os ensinamentos inspirados dos escritores do Antigo e do Novo Testamento.

Advertência contra mensagens falsas do evangelho

Assim como nosso Senhor Jesus advertiu contra os falsos cristos (Mateus 24:23-24), o apóstolo Paulo advertiu contra as perversões do evangelho. Satanás entende que os falsos cristos e as falsas mensagens do evangelho são incapazes de salvar os pecadores perdidos, por isso, por dois mil anos, nosso inimigo tem falsificado falsos messias e apresentado mensagens espúrias do evangelho.

Estou admirado de que estejais vos desviando tão depressa daquele que vos chamou pela graça de Cristo para outro evangelho, que de fato não é outro evangelho, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregue um evangelho diferente do que já vos pregamos, seja maldito. Conforme disse antes, digo outra vez agora: Se alguém vos pregar um evangelho diferente daquele que já recebestes, seja maldito. (Gálatas 1:6-9)

A advertência de Paulo à igreja da Galácia diz

- Aqueles que seguem um evangelho diferente, na verdade, abandonaram nosso Senhor Jesus e deram as costas à Sua graça amorosa (versículo 6)

- Há apenas um evangelho, e todos os outros são distorções sem valor da verdade (versículo 7)

- Aqueles que pregam mensagens falsas do evangelho são hereges dignos de condenação (versículos 8-9)

Obviamente, aqueles que proclamam que há muitos caminhos para Deus são os falsos mestres contra os quais Paulo advertiu.

Conclusão

Apesar das falsas acusações feitas contra Paulo, seus ensinamentos do evangelho estão em harmonia com os patriarcas e profetas do Antigo Testamento, seus contemporâneos do Novo Testamento e, o mais importante, os ensinamentos de Jesus. Aqueles que acusam Paulo de ter se desviado do evangelho estão em terreno movediço; as Escrituras provam que, em vez de ensinar um "evangelho diferente", ele deu à igreja uma visão maior do único evangelho verdadeiro, o evangelho de Deus (Romanos 1:1). A passagem a seguir dá ampla evidência de que o principal motivo de Paulo não era fazer um nome para si mesmo, mas promover a causa de Cristo:

Irmãos, rogo-vos em nome de nosso Senhor Jesus Cristo que entreis em acordo quando discutirdes, e não haja divisões entre vós; pelo contrário, sejais unidos no mesmo pensamento e no mesmo parecer. Pois, meus irmãos, fui informado a vosso respeito, pelos da família de Cloé, que há discórdias entre vós. O que quero dizer com isso é que um de vós afirma: Eu sou de Paulo; outro, Eu sou de Apolo; outro, Eu sou de Cefas; outro ainda, Eu sou de Cristo. Será que Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em vosso favor? Fostes batizados em nome de Paulo? Dou graças a Deus por não haver batizado nenhum de vós, com exceção de Crispo e Gaio, para que ninguém diga que fostes batizados em meu nome. É verdade que batizei também a família de Estéfanas. Além desses, não sei se batizei outra pessoa. Porque Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho; não por sabedoria de palavras, para não esvaziar o significado da cruz de Cristo. (1 Coríntios 1:10-17)

O que é o evangelho de Paulo? Muito simplesmente, o evangelho que Paulo pregou é o mesmo evangelho proclamado pelos patriarcas, profetas, apóstolos e pelo Senhor Jesus. O evangelho de Paulo é o evangelho de Deus. Ele se refere a ele como "meu evangelho" porque foi a mensagem que ele dedicou sua vida a proclamar.

English



Voltar à página principal em português

O que é o evangelho de Paulo?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries