settings icon
share icon
Pergunta

O que é a corrente dourada da salvação?

Resposta


Em Romanos 8:29-30, o apóstolo Paulo apresenta uma formulação concisa, mas de tirar o fôlego, da obra redentora de Deus de eternidade a eternidade:

Pois os que conheceu por antecipação, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E os que predestinou, a eles também chamou; e os que chamou, a eles também justificou; e os que justificou, a eles também glorificou.

Essa passagem apresenta aos leitores cinco doutrinas essenciais: (1) presciência, (2) predestinação, (3) chamado, (4) justificação e (5) glorificação. Essas doutrinas estão intrinsecamente ligadas, formando um vínculo inquebrável, muitas vezes chamado de "corrente dourada da salvação".

A cadeia começa com a presciência de Deus. Essa doutrina é provavelmente a mais mal compreendida, embora o mesmo possa ser dito sobre a predestinação. A palavra presciência é composta de duas palavras distintas: pre-, que significa "de antemão", e ciência, que significa "conhecimento". Portanto, conhecer previamente é "saber de antemão". Isso não significa que Deus previu a nossa fé e depois nos escolheu para sermos "predestinados a ser conformes à imagem de Seu Filho". Pelo contrário, isso significa que, antes da fundação do mundo, Deus colocou o Seu selo de afeição naqueles que Ele se propôs a eleger (cf. Efésios 1:4-5).

O próximo elo da corrente dourada da salvação é a predestinação, que também é composta por duas partes de palavras: pre-, que significa "de antemão", e destino. Portanto, ser predestinado é "ser destinado de antemão". A diferença entre presciência e predestinação é que a primeira não nos diz o que Deus destinou (ou planejou) para os eleitos. É aí que entra a predestinação. Tendo colocado Seu selo de afeição sobre nós, Deus então "nos predestinou para sermos conformes à imagem de Seu Filho". Nosso destino, portanto, é levar a imagem de Cristo (cf. Efésios 2:10). Para esse fim, Deus nos chama, justifica e glorifica.

O terceiro elo da corrente dourada da salvação é o chamado. Na teologia, há dois tipos diferentes de chamado: externo e interno. O primeiro chamado é externo, geral e indiscriminado. Esse chamado, também conhecido como o chamado do evangelho, é exemplificado no convite de Jesus: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei" (Mateus 11:28; cf. João 3:16; 7:37). Esse tipo de chamado pode ser resistido (Mateus 23:37; Atos 7:51).

O segundo chamado é interno, específico e eficaz. Portanto, é mais do que um convite externo para confiar em Cristo para a salvação. Por meio da agência do Espírito Santo, Deus prepara o coração de Seus eleitos para ouvir, receber e responder positivamente à mensagem do evangelho. Esse chamado é efetivo (ou eficaz) porque cumpre o propósito de Deus de atrair os eleitos para Si e dar-lhes uma nova vida (João 6:36-37; 10:14-18, 11:43). É o chamado eficaz que é mencionado em Romanos 8:30.

O quarto elo da corrente dourada da salvação é a justificação. Em termos simples, a justificação é o ato de declarar ou tornar justo aos olhos de Deus (Romanos 5:1). Os crentes são declarados justos "não por méritos de atos de justiça que houvéssemos praticado" (Tito 3:5), mas somente por causa da justiça imputada de Cristo, recebida somente pela fé.

Não devemos supor, entretanto, que produzimos a fé necessária para a justificação: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se orgulhe" (Efésios 2:8-9, ênfase adicionada). Em outras palavras, a fé salvadora é um dom soberano e gracioso de Deus.

O quinto e último elo da corrente dourada da salvação é a glorificação. Na glorificação, Deus nos removerá da presença do pecado e nos colocará em um estado eterno de glória (2 Coríntios 4:17). Nesse dia glorioso, a luz de Deus brilhará sobre nós, e estaremos livres do pecado, das trevas, da imperfeição e do erro. Nós O conheceremos plenamente, assim como somos plenamente conhecidos por Ele (1 Coríntios 13:12).

Em Romanos 8:30, Paulo fala de glorificação no tempo passado. Isso se deve à sua certeza de que "aquele que começou a boa obra em vós irá aperfeiçoá-la até o dia de Cristo Jesus" (Filipenses 1:6).

A corrente dourada da salvação nos lembra que a salvação é inteiramente um ato de Deus (Jonas 2:9). É Deus quem conhece de antemão, predestina, chama, justifica e glorifica. A resposta apropriada é "anunciar as grandezas daquele que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz" (1 Pedro 2:9).

English



Voltar à página principal em português

O que é a corrente dourada da salvação?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries