settings icon
share icon
Pergunta

O que Jesus quis dizer quando afirmou que é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no céu?

Resposta


Há várias escolas diferentes de pensamento sobre a que Jesus estava se referindo ao dizer que era mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um homem rico ganhar a vida eterna (Mateus 19:24; Marcos 10:25; Lucas 18:25). Os persas expressaram o conceito do impossível dizendo que seria mais fácil passar um elefante pelo buraco de uma agulha. O camelo foi uma adaptação judaica (o maior animal de Israel era um camelo).

Alguns teorizam que a agulha de que Jesus estava falando era o Fundo da Agulha, supostamente uma entrada baixa e estreita, geralmente usada após o expediente, encontrada na muralha que cercava Jerusalém. Ela era propositalmente pequena por motivos de segurança, e um camelo só poderia passar por ela se tirasse as selas ou mochilas e se arrastasse de joelhos. O problema com essa teoria é que não há nenhuma evidência de que esse portão tenha existido. Além disso, que camelista sensato passaria por tais contorcionismos quando portões maiores eram facilmente acessíveis?

Outros afirmam que a palavra traduzida como "camelo" (grego: kamelos) deveria ser, na verdade, "cabo" (grego: kamilos). Assim, o versículo diria que é mais fácil para um cabo (ou corda) passar pelo buraco de uma agulha. Acreditar nisso, no entanto, traz mais problemas do que resolve, ou seja, lança dúvidas sobre a inerrância e a inspiração das Escrituras.

A explicação mais provável é que Jesus estava usando uma hipérbole, uma figura de linguagem que exagera para dar ênfase. Jesus usou essa técnica em outras ocasiões, referindo-se a uma "trave" no olho de alguém (Mateus 7:3-5) e engolindo um camelo (Mateus 23:24).

A mensagem de Jesus é clara: é impossível que alguém seja salvo por seus próprios méritos. Como a riqueza era vista como prova da aprovação de Deus, os rabinos comumente ensinavam que os ricos eram abençoados por Deus e, portanto, os candidatos mais prováveis ao céu. Jesus destruiu essa noção e, junto com ela, a ideia de que qualquer pessoa pode ganhar a vida eterna. Os discípulos tiveram a resposta apropriada para essa declaração surpreendente. Eles ficaram totalmente surpresos e perguntaram: "Quem, pois, pode ser salvo?", no versículo seguinte. Se os ricos entre eles, que incluíam os fariseus e escribas superespirituais, não eram dignos do céu, que esperança havia para um homem pobre?

A resposta de Jesus é a base do evangelho: "Isso é impossível para os homens, mas para Deus tudo é possível" (Mateus 19:26). Os homens são salvos por meio dos dons de graça, misericórdia e fé de Deus (Efésios 2:8-9). Nada do que fazemos nos dá a salvação. São os pobres de espírito que herdam o reino de Deus (Mateus 5:3), aqueles que reconhecem sua pobreza espiritual e sua total incapacidade de fazer qualquer coisa para se justificar perante um Deus santo. O homem rico muitas vezes é cego para sua pobreza espiritual porque tem orgulho de suas realizações e se contenta com sua riqueza. É tão provável que ele se humilhe diante de Deus quanto um camelo rastejar pelo buraco de uma agulha.

English



Voltar à página principal em português

O que Jesus quis dizer quando afirmou que é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no céu?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries