settings icon
share icon
Pergunta

Quais são os diferentes tipos de oração?

Resposta


A Bíblia revela muitos tipos de orações e emprega uma variedade de palavras para descrever a prática. Por exemplo, 1 Timóteo 2:1 diz: "Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens." Aqui, todas as quatro principais palavras gregas usadas para a oração são mencionadas em um versículo.

Aqui estão os principais tipos de orações na Bíblia:

A oração da fé: Tiago 5:15 diz: "E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará." Neste contexto, a oração é feita com fé por alguém que está doente, pedindo que Deus o cure. Quando oramos, devemos crer no poder e na bondade de Deus (Marcos 9:23).

A oração de concordância (também conhecida como oração corporativa): Após a ascensão de Jesus, os discípulos "perseveravam unânimes em oração" (Atos 1:14). Mais tarde, depois de Pentecostes, a Igreja primitiva "perseverou" na doutrina dos apóstolos e na comunhão (At 2:42). O seu exemplo nos encoraja a orar com outras pessoas.

A oração de pedido (ou súplica): Devemos apresentar os nossos pedidos a Deus. Filipenses 4:6 ensina: "Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças." Parte de ganhar a batalha espiritual deve ser "com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos" (Efésios 6:18).

A oração de ação de graças: Nós vemos um outro tipo de oração em Filipenses 4:5: ação de graças. "...sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças." Muitos exemplos de orações de ação de graça podem ser encontrados nos Salmos.

A oração de adoração: A oração de adoração é semelhante à oração de ação de graças. A diferença é que a adoração concentra-se em quem Deus é, enquanto que ação de graças concentra-se no que Deus tem feito. Os líderes da Igreja em Antioquia oraram desta maneira enquanto jejuavam: "E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram" (Atos 13:2-3).

A oração de consagração: Às vezes, a oração é um momento de nos reservar para seguir a vontade de Deus. Jesus fez uma oração a noite antes da Sua crucificação: "Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres" (Mateus 26:39).

A oração de intercessão: Muitas vezes, as nossas orações incluem pedidos por outras pessoas. Recebemos a instrução de fazer intercessão "em favor de todos os homens" em 1 Timóteo 2:1. Jesus serve como o nosso exemplo neste sentido. O capítulo completo de João 17 é a oração de Jesus a favor dos Seus discípulos e todos os crentes.

A oração de imprecação: Orações imprecatórias são encontradas nos Salmos (por exemplo, Salmos 7, 55, 69). Elas são usadas para invocar o juízo de Deus sobre os ímpios e, assim, vingar os justos. Os salmistas usam esse tipo de recurso para enfatizar a santidade de Deus e a certeza do Seu julgamento. Jesus nos ensina a orar pela bênção sobre os nossos inimigos, e não amaldiçoá-los (Mateus 5:44-48).

A Bíblia também fala de orar no Espírito (1 Coríntios 14:14-15) e de orações quando somos incapazes de pensar em palavras adequadas (Romanos 8:26-27). Naqueles tempos, o próprio Espírito intercede por nós.

Orar é conversar com Deus e deve ser feito sem cessar (1 Tessalonicenses 5:16-18). À medida que crescemos no nosso amor por Jesus Cristo, naturalmente desejaremos falar com Ele.

English



Voltar à página principal em português

Quais são os diferentes tipos de oração?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries