settings icon
share icon
Pergunta

A salvação é somente pela fé ou pela fé mais obras?

video
Resposta


A salvação é somente pela fé ou pela fé mais obras? Esta talvez seja a questão mais importante em toda a teologia cristã. Esta questão foi a causa da Reforma, a divisão entre o protestantismo e o catolicismo. Esta questão é uma diferença fundamental entre o Cristianismo bíblico e a maioria das seitas. A salvação é somente pela fé ou pela fé mais as obras humanas? Dito de outra forma, sou salvo por confiar em Jesus, ou tenho que acreditar em Jesus e, além disso, fazer certas coisas?

Além da fé, as obras necessárias para a salvação diferem em vários círculos religiosos. Muitos grupos mencionam o batismo na água como uma obra que deve ser acrescentada à fé para a salvação – se não for batizado, não é salvo. Alguns vão ainda mais longe: é preciso ser batizado pelo ministro certo, usando o método certo, dizendo as palavras certas.

Outros sugerem diferentes ritos a serem observados para serem salvos, mas a fórmula é sempre fé + [preencher o espaço em branco]. A salvação é através da fé + receber a missa, fé + confissão, fé + dízimo, etc.

Muitas passagens da Bíblia ensinam que a salvação ocorre somente através da fé, e não pela fé mais obras. Efésios 2:8-9, por exemplo, está redigido de forma clara e inequívoca: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” De grande importância é a palavra graça, que se refere às bênçãos de Deus sobre os indignos. A própria definição da graça nega todas as tentativas de ganhar a salvação. Paulo apresenta esse argumento ao ensinar sobre a escolha do restante de Israel por parte de Deus: “E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça” (Romanos 11:6).

Outras passagens que ensinam claramente a salvação somente através da fé incluem Atos 16:31; Romanos 3:28; 4:5; 5:1; Gálatas 2:16; 3:24; Efésios 1:13; e Filipenses 3:9.

Existem algumas passagens bíblicas que, à primeira vista, parecem ensinar a salvação através da fé e das obras. Uma delas é Tiago 2:24, que parece dizer que a justificação é pela fé mais as obras: “Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente.” Este aparente problema é resolvido examinando-se todo o argumento de Tiago em sua epístola. Tiago está refutando a ideia de que uma pessoa pode ter fé salvadora sem produzir boas obras (veja Tiago 2:17–18). A fé genuína em Cristo, diz Tiago, produzirá uma mudança de vida e resultará em boas obras (Tiago 2:20–26). Tiago não está dizendo que a justificação é pela fé mais as obras, mas que uma pessoa que é verdadeiramente justificada pela fé terá boas obras em sua vida. As obras são uma demonstração exterior de fé genuína em Cristo (Tiago 2:14, 17, 20, 26) – e é essa demonstração exterior que “justifica” o crente à vista de outras pessoas.

Paulo diz que aqueles que têm verdadeira fé em Jesus Cristo estarão “zelosos de boas obras” (Tito 2:14). Voltando a Efésios 2, imediatamente após ensinar que somos salvos pela fé, não pelas obras (Efésios 2:8–9), Paulo diz que fomos criados “para boas obras” (Efésios 2:10). A salvação vem pela graça de Deus através da fé, e essa fé se manifesta em boas obras. As obras seguem a fé e são uma prova dela.

Se vamos dizer que somos salvos pelas obras, devemos qualificar as obras de quem. Não somos salvos pelas nossas próprias obras, por mais meritórias que sejam aos nossos olhos. Somos salvos unicamente pela obra de Cristo em nosso favor. Sua morte e Sua ressurreição são as obras que nos salvam. Recebemos o nosso Salvador pela fé (João 1:12).

English



Voltar à página principal em português

A salvação é somente pela fé ou pela fé mais obras?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries