settings icon
share icon
Pergunta

É a santificação completa/perfeição sem pecado possível nesta vida?

Resposta


Efésios 4:13 diz que os dons espirituais são dados para a edificação do corpo de Cristo "até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo." Algumas traduções dizem que nos tornaremos "perfeitos" (em vez de alcançar a "varonilidade" ou maduros), e a partir daí algumas pessoas equivocadamente acham que podemos alcançar a perfeição completa nesta vida. A Bíblia ensina que, enquanto estivermos na carne, vamos sempre lutar com uma natureza pecaminosa (Romanos 7:14-24). Ninguém será "perfeito" (sem pecado), até chegarmos ao céu.

A palavra traduzida como "varonilidade" (maturidade) em Efésios 4:13 é a palavra grega teleios (tel'-i-os). É usada em todo o Novo Testamento para significar "perfeito", "completo", "adulto" e "maduro". O que Efésios 4:13 ensina é que, quanto mais crescermos em Cristo, mais fortes e mais unificados seremos como uma igreja. O versículo não ensina que vamos parar de pecar.

Uma outra passagem que às vezes causa confusão é Colossenses 1:28, a qual diz, em algumas traduções, que Paulo quer apresentar "todo homem perfeito em Cristo." Além disso, em Colossenses 4:12, Paulo ora para que "vos conserveis perfeitos e plenamente convictos em toda a vontade de Deus." Em ambos os versículos, a palavra perfeito deve ser traduzida como "maduro" ou "desenvolvido", não "perfeito" no sentido de não ter nenhum pecado.

Como seres humanos, somos sujeitos à maldição de Adão neste mundo. Não importa o quanto tentemos, ainda vamos pecar contra Deus. O apóstolo Paulo repreendeu Pedro por mostrar favoritismo (Gálatas 2:11-13). No final de seu ministério, Paulo chama-se do principal dos pecadores (1 Timóteo 1:15). Pedro, Tiago, João e Paulo todos admitiram que eram imperfeitos. Como você ou eu poderíamos reivindicar alguma coisa diferente?

A verdadeira perfeição não virá até o arrebatamento da igreja, quando subiremos ao encontro de Jesus nos ares (1 Tessalonicenses 4:17). Naquele momento, receberemos um novo corpo (Filipenses 3:20-21, 1 Coríntios 15:54). Vamos estar presentes no Tribunal de Cristo (2 Coríntios 5:10), onde nossas obras serão julgadas e recompensas serão dadas (1 Coríntios 3:9-15). Nós, então, viveremos para sempre e reinaremos com Cristo em perfeição completa.
English



Voltar à página principal em português

É a santificação completa/perfeição sem pecado possível nesta vida?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries