settings icon
share icon
Pergunta

Pode uma pessoa ser salva através da revelação geral?

Resposta


A revelação geral de Deus pode ser definida como “a revelação de Deus a todas as pessoas, em todos os tempos e em todos os lugares que revela que Deus existe e é inteligente, poderoso e transcendente.” Escrituras como Salmo 19:1-4 e Romanos 1:20 claramente afirmam que certas coisas sobre Deus podem ser entendidas por causa da criação que nos rodeia. Para mais informações, por favor leia o nosso artigo sobre as diferenças entre a revelação geral e revelação especial. Em relação à pergunta: "Pode uma pessoa ser salva através da revelação geral?", esta pergunta geralmente é feita em relação a uma outra pergunta: "O que acontece com aqueles que nunca ouviram o evangelho?"

Infelizmente, ainda há partes do mundo sem nenhum acesso à Bíblia, ao evangelho de Jesus Cristo ou a qualquer outro meio de aprender a verdade cristã. Surge então a questão: o que acontece com essas pessoas quando morrem? É justo que Deus condene uma pessoa que nunca ouviu o evangelho, sobre Jesus Cristo, nem mesmo que existe um Deus? Alguns propõem uma solução para este dilema na ideia de que Deus julga as pessoas que nunca ouviram o evangelho com base em como responderam à revelação geral. A presunção é que se uma pessoa realmente acredita no que pode ser conhecido sobre Deus através da revelação geral, Deus julgará a pessoa com base nessa fé e permitirá a sua entrada no céu. É possível que tal conceito seja verdadeiro?

Antes de abordarmos essa questão, devemos lidar com um pressuposto fundamental, ou seja, que aqueles que nunca ouviram o evangelho estão à procura de Deus, em busca da verdade e praticamente implorando para que alguém venha entregar a mensagem de salvação. O problema com esta suposição é que a Escritura declara exatamente o oposto. Romanos 3:10-12 declara: "Não há nenhum justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer." Segundo as Escrituras, as pessoas tomam o conhecimento de Deus disponível através da revelação geral e pervertem-no ao seu próprio gosto. Romanos 1:21-23 afirma: "porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis." Segundo as Escrituras, o estado das pessoas sem Deus não é um de buscar a salvação, mas um de rebelião, escuridão e idolatria.

De volta à questão inicial – pode uma pessoa ser salva através da revelação geral? A Bíblia em nenhum lugar dá qualquer esperança de que aqueles que nunca ouviram o evangelho acreditarão plenamente na verdade sobre Deus disponível através da revelação geral. Novamente, a Bíblia descreve os perdidos como estando em rebelião contra o que já sabem sobre Deus e não em busca de mais verdade sobre Deus. No entanto, há sempre a questão: "E se?" SE uma pessoa que nunca ouviu o evangelho verdadeiramente e plenamente acreditasse no que se pode saber sobre Deus através da revelação geral, essa pessoa seria salva? SE tal pessoa realmente existisse, parece que seria consistente com o amor, a misericórdia e a graça de Deus que tal pessoa seria salva. Mais uma vez, por favor entenda que isso é apenas uma hipótese sem qualquer suporte bíblico.

Atos capítulo 10 registra a história de Cornélio. Cornélio é descrito como "piedoso e temente a Deus; dava muitas esmolas ao povo e orava continuamente a Deus" (Atos 10:2). Será que Cornélio foi salvo por causa de sua devoção a Deus com base no conhecimento limitado que tinha dEle? Não. Deus enviou um anjo a Cornélio com instruções para que ele entrasse em contato com o apóstolo Pedro e o convidasse para a sua casa. Cornélio obedeceu e Pedro veio e apresentou o evangelho a Cornélio e sua família. Cornélio e sua família creram e foram salvos (Atos 10:44-48). Atos capítulo 10 é um exemplo claro de como não somos salvos apenas ao crer certas verdades sobre Deus ou ao obedecer a Deus em certos aspectos. O único meio de salvação é o evangelho de Jesus Cristo (João 14:6, Atos 4:12).

O fato de que os perdidos rejeitam a revelação geral é a razão por que é tão importante que proclamemos o evangelho por todo o mundo (Mateus 28:19-20, Atos 1:8). Romanos 10:14 declara: "Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue?" Deus nos ordena a apresentar o evangelho porque "Não há nenhum justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus" (Romanos 3:10-11). Ao invés de esperar que algumas pessoas estejam sendo salvas ao acreditar no que se pode saber sobre Deus através da revelação geral, Deus nos chama a ir a todo o mundo e a proclamar o Evangelho. Crer nas boas novas da salvação através de Jesus Cristo é o único método de salvação que a Bíblia menciona (João 3:16).

English



Voltar à página principal em português

Pode uma pessoa ser salva através da revelação geral?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries