settings icon
share icon
Pergunta

O que é o rosário? Tem algum problema em usar o rosário quando oramos?

Resposta


O rosário é usado na prática da meditação e da oração. As orações são repetidas um número de vezes que corresponde ao número de pérolas. O rosário tem sido tradicionalmente associado com o Catolicismo, mas o seu uso é generalizado, com muitas tradições religiosas incorporando-o.

O básico rosário é composto de 59 pérolas ligadas entre si em uma forma que se parece com um colar. Cada uma dessas pérolas representa uma oração que deve ser dita enquanta se segura aquela pérola em particular. Dessas pérolas, 53 devem ser a oração "Ave Maria". As outras seis são para o "Pai Nosso". Essa pérolas servem como um método físico de manter a contagem das orações na medida em que os dedos são movidos ao longo das pérolas e as orações são recitadas.

A história do rosário nos círculos cristãos pode ser rastreada até as Cruzadas. Os historiadores pensam que os cruzados adotaram essa prática dos árabes, os quais, por sua vez, copiaram a sua observância da Índia. Os achados arqueológicos recentes revelam que a antiga cidade de Efésios tinha essa prática em seu culto de Diana, também conhecida como Ártemis, cujo templo era uma das sete maravilhas do mundo (Atos 19:24-41).

O rosário também é usado pelos católicos romanos para ajudar o praticante a contar as cerca de 180 orações que o compõem. Exemplos de tais orações são o Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai. A prática do rosário é baseada na suposição de que a repetição dessas orações permite que o peticionário garanta o mérito ou favor de Deus a fim de escapar da punição do fogo do purgatório.

O uso do rosário não é bíblico. O próprio Jesus repreendeu os líderes religiosos de seu tempo por repetir as suas orações várias vezes. Na verdade, Ele disse aos Seus discípulos para não imitá-los usando "vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos" (Mateus 6:7). As orações não devem ser meramente recitadas ou repetidas negligentemente como se fossem fórmulas automáticas. Muitos que usam o rosário hoje alegam que ele ajuda a transferir o foco de si mesmo para Cristo, mas a questão realmente se trata da eficácia de repetir as mesmas frases sem qualquer interação com o que se diz.

A oração é um privilégio incrível para o cristão, pois somos convidados pelo Criador do universo a nos aproximar "com confiança" de Sua presença (Hebreus 4:16) e nos comunicar com Ele. A oração é o meio pelo qual nós o louvamos, adoramos, damos graças, submetemo-nos a Ele e apresentamos diante dEle petições para nós e intercessões por outros. É difícil ver como essa comunhão íntima com Ele pode ser reforçada pela repetição de orações simples através do rosário.

English



Voltar à página principal em português

O que é o rosário? Tem algum problema em usar o rosário quando oramos?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries