settings icon
share icon
Pergunta

Devem os milagres na Bíblia ser interpretados literalmente?

Resposta


Sim, os milagres da Bíblia devem ser interpretados literalmente. Toda a Escritura deve ser interpretada literalmente, exceto pelas porções que são claramente simbólicas. Um exemplo de simbolismo é o Salmo 17:8. Nós não somos literalmente as meninas dos olhos de Deus, e Ele não tem asas literalmente. Entretanto, os milagres não são acontecimentos simbólicos, são fatos reais que realmente aconteceram. Cada um dos milagres na Bíblia tinha um objetivo e realizou algo que não poderia ser realizado em qualquer outra forma.

O milagre mais antigo e mais profundo de todos foi o da criação. Deus criou tudo ex nihilo - do nada - e cada milagre que se sucedeu reforçou o Seu poder incrível. O livro de Êxodo é repleto de acontecimentos milagrosos que Deus usou para realizar a Sua vontade. As pragas sobre o Egito, começando com o Nilo sendo transformado em sangue (Êxodo 7:17) e terminando com a morte dos primogênitos do Egito (Êxodo 12:12), foram eventos literais que eventualmente levaram o Faraó a libertar os israelitas da escravidão. Se as pragas não tivessem acontecido, por que Faraó teria libertado o povo? E se a morte dos primogênitos não tivesse acontecido, então Deus não se moveu pelo Egito naquela noite e nem havia qualquer razão para os israelitas aplicarem sangue em seus portais. Se fosse esse o caso, então o prenúncio do sangue derramado de Jesus na cruz é anulado, o que, por sua vez, coloca a própria crucificação em dúvida. Quando começamos a duvidar da realidade de qualquer milagre, devemos excluir também tudo o que a Bíblia diz que resultou desse milagre e isso, em última análise, coloca toda a Escritura em dúvida.

A divisão do Mar Vermelho é um dos mais conhecidos milagres do Antigo Testamento (Êxodo 14), durante o qual o Faraó e muito do seu exército foram afogados. Se o incidente fosse simbólico, então podemos confiar em qualquer parte do resto da narrativa? Será que os israelitas realmente deixaram o Egito? Será que o exército de Faraó realmente os seguiu e, se sim, como os israelitas escaparam? Salmo 78 é uma das muitas passagens em que Deus lembra os israelitas dos milagres que Ele realizou ao libertá-los do cativeiro egípcio. Esses milagres também fizeram com que as nações vizinhas conhecessem o Deus Jeová e provaram que Ele é o único e verdadeiro Deus (Josué 2:10). Seus ídolos pagãos de madeira e pedra não eram capazes de tais milagres.

No Novo Testamento, Jesus realizou inúmeros milagres, começando com o do casamento de Caná, onde Ele transformou água em vinho (João 2:1-10). Seu milagre mais espetacular foi provavelmente a ressurreição de Lázaro depois dele estar morto por quatro dias (João 11). Todos os milagres que Jesus fez foram para provar que Ele era de fato quem disse que era -o Filho de Deus. Quando Ele acalmou a tempestade em Mateus 8, até mesmo os discípulos se admiraram: "E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?" (V. 27). Se os milagres de Jesus não foram reais, então as narrativas do evangelho sobre as curas de Jesus são apenas bons contos, e essas pessoas permaneceram aflitas por suas doenças, pondo em dúvida a Sua compaixão (Mateus 14:14; 10:34, Marcos 1:41). Se Ele realmente não alimentou milhares de pessoas com alguns pães e peixes, as pessoas permaneceram com fome e as palavras de Jesus "Em verdade, em verdade vos digo que me buscais, não porque vistes sinais, mas porque comestes do pão e vos saciastes" (João 6:26) não têm nenhum significado. Entretanto, Jesus realmente curou, criou alimento para milhares de pessoas, transformou água em vinho e ressuscitou Lázaro dentre os mortos. João 2:23 nos diz que muitos creram nele por causa dos milagres.

Todos os milagres tinham um propósito -- provar que Deus não é como mais ninguém, que Ele tem o controle completo da criação e que, se Ele realmente puder fazer todas essas coisas milagrosas, então nada em nossas vidas é muito difícil para ele lidar. Ele quer que confiemos nEle e saibamos que Ele pode fazer milagres em nossas vidas também. Se os milagres não ocorreram, então como podemos confiar no que a Bíblia diz? Como podemos confiar nas boas novas da Bíblia sobre a vida eterna através de Cristo? Quando começamos a duvidar de qualquer parte da Escritura, toda a Palavra de Deus perde a sua credibilidade e abrimos a porta para as mentiras e distorções que Satanás tenta trazer às nossas vidas para destruir a nossa fé (1 Pedro 5:8). A Bíblia é para ser lida e entendida literalmente, inclusive as narrativas sobre os milagres.

English



Voltar à página principal em português

Devem os milagres na Bíblia ser interpretados literalmente?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries