settings icon
share icon
Pergunta

O que é justificação?

Resposta


Simplificando, justificar é declarar justo. A justificação é um ato de Deus pelo qual Ele declara um pecador justo por causa da fé desse pecador em Cristo. A ideia raiz da justificação é a declaração de Deus, o juiz justo, de que o homem que crê em Cristo, por mais pecador que seja, é justo - é visto como sendo justo, porque em Cristo ele entrou em um relacionamento justo com Deus.

Entendida corretamente, a justificação tem a ver com a declaração de Deus sobre o pecador, e não com qualquer mudança dentro do pecador. Isto é, a justificação, por si só, não torna ninguém santo; simplesmente o declara inocente diante de Deus e, portanto, tratado como santo. A verdadeira mudança em direção à santidade no pecador ocorre com a santificação, que está relacionada com a justificação, mas, por uma questão de definição, é distinta dela.

Uma passagem-chave que descreve a justificação em relação aos crentes é Romanos 3:21-26: “Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que creem; porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.” Vários fatos importantes sobre a justificação devem ser observados:

• A justificação está à parte da lei; isto é, não podemos obter justificação através da observância de regras ou das nossas próprias boas obras.

• A justificação é possível na morte sacrificial de Cristo; é baseada no sangue derramado de Cristo.

• A justificação é o dom gratuito e gracioso de Deus concedido àqueles que recebem pela fé o sacrifício de Jesus Cristo.

• A justificação demonstra a justiça de Deus.

Relacionadas à justificação do pecador por Deus estão várias coisas:

1) A remissão da pena do pecado, que foi a morte (Romanos 3:23; 8:1; 1 Pedro 2:24).

2) A restauração do favor de Deus, que foi perdido devido ao nosso pecado (João 3:36). Assim, a justificação é mais do que uma absolvição; é aceitação total. Agora somos amigos de Deus (Tiago 2:23) e co-herdeiros de Cristo (Romanos 8:17).

3) A imputação da justiça, que é a contabilização da justiça de Cristo em nossa conta (Romanos 4:5–8). Somos declarados justos forensemente (legalmente) porque “aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus” (2 Coríntios 5:21).

Somos justificados, ou seja, declarados justos, no momento da nossa salvação. Jesus Cristo terminou a obra necessária para a nossa justificação na cruz. “Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira” (Romanos 5:9). Ele foi então “ressuscitado por causa da nossa justificação” (Romanos 4:25).

Surge a pergunta: “A justificação é justa? Se Ele é santo, como pode Deus perdoar um pecador culpado?” A resposta é que a justificação não desculpa, ignora ou endossa o nosso pecado. Pelo contrário, o nosso pecado é totalmente punido, tendo Cristo assumido a pena por nós. Ele foi o nosso substituto (1 Pedro 3:18). Porque a ira de Deus é satisfeita em Cristo (Isaías 53:4-6), estamos livres da condenação (Romanos 8:1), e Deus permanece “justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus” (Romanos 3:26).

Porque Deus nos justifica pela graça através da fé em Cristo, agora temos paz com Deus (Romanos 5:1). Tal como Josué, o sacerdote, fomos despojados das nossas “vestes sujas” (Zacarias 3:4) e, tal como o filho pródigo da parábola, estamos agora vestidos com “a melhor roupa” (Lucas 15:22). Deus, o Pai, nos vê como perfeitos e imaculados, e devemos ser dedicados “a distinguir-nos nas boas obras” (Tito 3:14).

Romanos 5:18-19 resume a base e o resultado da justificação: “Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida. Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos.”

English



Voltar à página principal em português

O que é justificação?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries