settings icon
share icon
Pergunta

O que são os estigmas de Jesus Cristo? São bíblicos?

Resposta


Os estigmas são o aparecimento das feridas de Jesus Cristo no corpo de uma pessoa. Alguns estigmas incluem representações das feridas nas costas de Cristo causadas pela flagelação e/ou os ferimentos na cabeça causados pela coroa de espinhos. Entretanto, tradicionalmente, os estigmas consistem de cinco pontos clássicos: o lado (onde Jesus foi traspassado com a lança para confirmar que estava morto) e as duas mãos e os dois pés (as feridas causadas pelos pregos da crucificação). Os estigmas também são conhecidos como as "Cinco Chagas" ou as "Santas Chagas de nosso Senhor."

Várias pessoas na história da igreja têm alegado que receberam estigmas de forma milagrosa. No entanto, há sérios desafios para a legitimidade dessas supostas aparições. Tem sido provado que muitos foram auto-infligidos na tentativa de falsificá-los. A Bíblia em nenhum lugar ensina ninguém a buscar estigmas ou que Deus os dá. Em Gálatas 6:17, Paulo declara: "Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus." Isso não significa que Paulo literalmente tinha as cicatrizes da crucificação. Em vez disso, indica que o corpo de Paulo foi marcado devido ao seu compromisso de seguir a Cristo. Jesus sofreu as feridas para que não tivéssemos que sofrê-las. As feridas da crucificação sendo milagrosamente infligidas no corpo de um crente contradiz o fato de que o nosso sofrimento pelo pecado é desnecessário: "Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados" (Isaías 53:5).

English



Voltar à página principal em português

O que são os estigmas de Jesus Cristo? São bíblicos?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries