S�o os livros escritos pelo Ap�stolo Paulo inspirados (veja 1 Cor�ntios 7:12)?



 


Pergunta: "S�o os livros escritos pelo Ap�stolo Paulo inspirados (veja 1 Cor�ntios 7:12)?"

Resposta:
A maior parte do Cristianismo evang�lico conservador acredita no que � chamado de inspira��o verbal e plen�ria das Escrituras, o que significa que cada palavra da B�blia � "soprada" por Deus (2 Tim�teo 3:16). Se os cr�ticos da B�blia podem afirmar que 1 Cor�ntios 7:12 n�o � inspirado, mas apenas a opini�o de Paulo, que outras passagens podem eles afirmar ser a opini�o de um autor humano e n�o o comando do Autor divino? Esta quest�o atinge o cora��o da autoridade b�blica.

Paulo escreveu esta carta a um grupo de crist�os que moravam em Corinto, uma cidade muito corrupta. Parte dessa corrup��o devia-se � presen�a do templo de Afrodite, local que abrigava mais de 1.000 prostitutas do templo. Foi neste cen�rio que Paulo fundou a igreja em Corinto. De fato, muitos da congrega��o sa�ram do estilo de vida imoral dessa cidade. Essa igreja era composta de ex-fornicadores, ex-id�latras, ex-ad�lteros, ex-homossexuais, ex-ladr�es e ex-b�bados (1 Cor�ntios 6:9-11).

Quando Paulo entra no cap�tulo 7 de sua carta, ele est� respondendo a uma pergunta que a igreja tinha a respeito de rela��es sexuais entre homens e mulheres. Dado o clima social em Corinto, os membros dessa igreja achavam que seria uma coisa boa que todos permanecessem celibat�rios. Paulo concorda que o celibato � uma coisa boa e at� mesmo afirma que deseja que mais pessoas fossem celibat�rias, assim como ele era. Paulo n�o est� depreciando o casamento, mas apenas afirmando os benef�cios �bvios que a solteirice proporciona para o minist�rio. Paulo menciona que ser solteiro � um dom de Deus, mas nem todos t�m esse dom (v. 7). Para aqueles atualmente casados, Paulo diz para permanecerem assim, e no v. 10 Paulo diz: "N�o eu, mas o Senhor." Isto significa que Paulo est� entregando aos da igreja de Corinto um comando direto de Jesus. Este comando vem do ensinamento de Jesus nos Evangelhos, em particular Mateus 5:32.

Finalmente, no v. 12, Paulo se dirige aos "casamentos mistos", ou seja, aqueles entre um crist�o e um n�o-crist�o. Dado o ambiente prevalecente, os crist�os poderiam ser tentados a se divorciarem dos c�njuges descrentes, achando que ao faz�-lo estariam se purificando. Paulo diz ao c�njuge cr�dulo que permanecesse com o incr�dulo, com o coment�rio de que o comando vem dele, n�o de Jesus. Entretanto, Paulo n�o est� oferecendo a sua pr�pria opini�o aqui. O que ele est� dizendo � que Jesus nunca abordou esta quest�o diretamente durante o Seu minist�rio terreno. Os evangelhos n�o cont�m qualquer ensinamento direto de Jesus abordando a situa��o de um c�njuge crente casado com um incr�dulo. Jesus deu apenas uma raz�o leg�tima para o div�rcio (Mateus 5:32; 19:19), e ser casado com um descrente n�o foi essa raz�o.

Portanto, a melhor resposta � que Paulo forneceu nova revela��o em uma �rea que Jesus n�o tratou especificamente. � por isso que Paulo diz: "Eu, n�o o Senhor." Em outras palavras, eu, n�o Jesus, estou lhe dando este comando, embora seja baseado nos princ�pios que Jesus ensinou. Por mais extenso que o minist�rio de Jesus tenha sido, Ele n�o articulou tudo sobre a vida crist�. � por isso que Ele comissionou os ap�stolos a continuarem o Seu minist�rio depois de Sua ascens�o, e � por isso que temos a B�blia inspirada por Deus: "para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instru�do para toda a boa obra." Paulo foi respons�vel por grande parte da nova revela��o, embora, em �ltima an�lise, essas revela��es tenham vindo do Esp�rito Santo. Em muitas de suas ep�stolas, Paulo revela "mist�rios". A palavra "mist�rio" � um termo t�cnico que significa uma verdade n�o revelada anteriormente que agora � revelada, tal como a igreja sendo composta de judeus e gentios (Romanos 11:25) ou o Arrebatamento (1 Cor�ntios 15:51-52). Paulo est� simplesmente nos dando revela��es adicionais a respeito do casamento sobre as quais Jesus n�o entrou em detalhes.


Voltar � p�gina principal em portugu�s

S�o os livros escritos pelo Ap�stolo Paulo inspirados (veja 1 Cor�ntios 7:12)?