settings icon
share icon
Pergunta

Pessoas com algum tipo de doença mental vão para o céu? Será que Deus mostra misericórdia aos que são mentalmente retardados, desafiados, limitados ou incapacitados?

Resposta


A Bíblia não diz especificamente se pessoas mentalmente doentes vão ou não para o céu. No entanto, há alguma evidência bíblica de que qualquer um que não seja capaz de tomar uma decisão para a salvação é coberto pela morte de Cristo. Isso é semelhante à forma como comumente se acredita que crianças são automaticamente levadas ao céu se morrerem antes de chegarem ao ponto de serem capazes de tomar uma decisão a favor ou contra Cristo. Um filho de Davi morreu, e ele consolou-se com o pensamento: "Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim" (2 Samuel 12:23). Davi sabia que iria ver o seu filho no céu um dia. Com base nessa declaração, podemos supor que bebês e crianças pequenas são, pela graça de Deus, cobertos pela morte de Cristo para a salvação.

Podemos postular que pessoas com deficiência mental são cobertas por este princípio também. No entanto, a Palavra de Deus não diz especificamente isso. Sabendo o amor, graça e misericórdia de Deus, essa conclusão parece ser consistente com o Seu caráter. Qualquer pessoa que tenha problemas mentais ao ponto de não poder se conscientizar de seu estado pecaminoso e crer em Cristo para a salvação está na mesma categoria que uma criança. Sendo assim, não é irracional supor que tal pessoa seja salva pela graça e misericórdia do mesmo Deus que salva bebês e crianças pequenas.

Como em tudo, no entanto, devemos ter cuidado em não sermos dogmáticos sobre qualquer assunto que a Bíblia não trate especificamente. Sabemos que Jesus recebe como Seus próprios todos aqueles que o Pai lhe deu e nenhum desses será perdido ao longo do caminho (João 6:39). Jesus disse deles: "Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão" (João 10:28). Podemos ter conforto em saber que o plano do nosso Deus é sempre perfeito; Ele sempre faz o que é certo e justo, e Seu amor e misericórdia são infinitos e eternos.
English


Voltar à página principal em português

Pessoas com algum tipo de doença mental vão para o céu? Será que Deus mostra misericórdia aos que são mentalmente retardados, desafiados, limitados ou incapacitados?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries