settings icon
share icon
Pergunta

Clamar pelo sangue de Jesus é bíblico?

Resposta


“Clamar pelo sangue de Jesus” em oração é um ensinamento comum nos círculos pentecostais e carismáticos. Quando as pessoas falam em “clamar pelo sangue de Jesus em oração”, estão se referindo à prática de reivindicar o poder de Cristo sobre todo e qualquer problema, usando a frase “Eu clamo pelo sangue de Jesus sobre _______”. As pessoas preenchem o espaço em branco com o que quiserem: “Clamo pelo sangue de Jesus sobre minha família/trabalho/pensamentos/doença”.

“Clamar pelo sangue de Jesus” não tem base clara nas Escrituras. Ninguém na Bíblia jamais “clama pelo sangue” de Cristo. Aqueles que “clamam pelo sangue” muitas vezes o fazem como se houvesse algo mágico nessas palavras ou como se, ao usá-las, sua oração fosse de alguma forma mais poderosa. Esse ensinamento nasce de uma visão equivocada da oração, de que a oração é uma forma de manipular Deus para conseguir o que queremos, em vez de orar para que a Sua vontade seja feita. Todo o movimento Palavra de Fé, que ensina clamar pelo sangue, baseia-se no falso ensino de que a fé é uma força e que, se orarmos com fé suficiente, Deus nos garante saúde, riqueza e felicidade.

Aqueles que ensinam o valor de clamar pelo sangue de Jesus geralmente apontam para a Páscoa como apoio à sua prática. (É bastante comum que o pentecostalismo baseie suas doutrinas em exemplos do Antigo Testamento.) Assim como o sangue do cordeiro pascal protegeu os israelitas do anjo da morte e os levou à libertação da escravidão, o sangue de Jesus pode proteger e libertar os cristãos hoje, se eles aplicarem ou “clamarem” isso.

Aqueles que clamam pelo sangue de Jesus muitas vezes o fazem no contexto de buscar a vitória sobre os demônios. Clamar pelo sangue de Jesus é uma forma de assumir a autoridade de Cristo sobre o mundo espiritual e anunciar às forças das trevas que elas são impotentes. Alguns baseiam esse aspecto de clamar pelo sangue em Apocalipse 12:11: “Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho.”

Novamente, não há nenhum exemplo na Bíblia de alguém “clamando pelo sangue”, portanto, nesse sentido, não é expressamente bíblico. A frase o sangue de Cristo no Novo Testamento é frequentemente usada como uma metonímia que significa “a morte de Cristo”. O sangue/morte de Cristo perdoa os nossos pecados, reconcilia-nos com Deus, garante a nossa herança no céu, etc. Um cristão deve estar ciente de tudo o que o sangue/morte de Cristo realizou por nós? Absolutamente. Um crente deve ser grato pelo sangue/morte de Cristo? Claro, e expressar esse agradecimento é bom. Um crente precisa lembrar a Deus do sangue/morte de Cristo toda vez que ora? Não de acordo com a Bíblia. As palavras “clamo pelo sangue de Jesus” dão um impulso extra às nossas orações? Não, isso é mais superstição do que oração bíblica. Clamar pelo sangue de Cristo não é necessário para derrotar Satanás. Ele já foi derrotado e, se somos renascidos, Satanás não terá nenhum poder sobre nós além daquele que Deus permite para Seu propósito e glória. Cristo nos “libertou” (pretérito perfeito) do poder das trevas e nos “transportou” (pretérito perfeito) para o reino do Filho de Deus (Colossenses 1:13). Não há necessidade de clamar continuamente pelo sangue.

Em vez de “clamar pelo sangue” de Cristo por proteção ou poder, os cristãos devem obedecer à ordem em Tiago 4:7: “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”. A Bíblia nos dá inúmeras instruções para uma vida vitoriosa em Cristo, e clamar pelo sangue de Jesus não é uma delas. Fomos purificados pelo sangue de Cristo, e agora Ele é o nosso Sumo Sacerdote e mediador que “vive sempre para interceder” por nós (Hebreus 7:25). Como Suas ovelhas já estamos sob a Sua proteção; precisamos simplesmente viver dia após dia confiando nEle para aquilo que já prometeu e providenciou.

English



Voltar à página principal em português

Clamar pelo sangue de Jesus é bíblico?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries