settings icon
share icon
Pergunta

O que diz a Bíblia a respeito do casamento inter-racial?

video
Resposta


A lei do Velho Testamento ordenava aos israelitas para que não se comprometessem em casamento inter-racial (Deuteronômio 7:3-4). O motivo para isto é que os israelitas se afastariam de Deus se eles se casassem com adoradores de ídolos, pagãos ou bárbaros. Um princípio semelhante se coloca no Novo Testamento, mas em um nível muito diferente: “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?” (II Coríntios 6:14). Assim como aos israelitas (crentes no único Deus verdadeiro) foi ordenado que não se casassem com incrédulos, também aos cristãos (crentes no único Deus verdadeiro) é ordenado que não se casem com incrédulos. Para responder com mais precisão a esta pergunta, não, a Bíblia não diz que o casamento inter-racial seja errado.


Uma pessoa deve ser julgada por seu caráter, não pela cor de sua pele. Todos nós devemos ter cautela a fim de não demonstrarmos favoritismo por alguns, nem termos preconceito ou racismo com outros (Tiago 2:1-10, veja especificamente os versos 1 e 9). O padrão usado pelo homem ou mulher cristã para escolher o cônjuge deverá ser sempre o de verificar se a pessoa por quem está interessada é cristã (II Coríntios 6:14), alguém que nasceu de novo pela fé em Jesus Cristo (João 3:3-5). A fé em Cristo, não a cor da pele, é o padrão bíblico para escolher um esposo ou esposa. O casamento inter-racial não é questão de certo ou errado, mas de sabedoria, discernimento e oração.

O único motivo pelo qual o casamento inter-racial deve ser considerado com cuidado é em relação aos problemas que um casal de diferentes raças poderá experimentar, causados pela dificuldade de aceitação por parte dos que os rodeiam. Muitos casais inter-raciais sofrem discriminação e são ridicularizados, às vezes até pelos próprios parentes. Alguns casais inter-raciais têm dificuldade quando seus filhos têm tons de pele diferente dos pais ou irmãos. Um casal inter-racial precisa levar todos esses fatores em consideração e estar preparado para eles, caso decidam se casar. Repetindo, a única restrição bíblica ao cristão em relação a quem vai escolher para se casar é se a outra pessoa é ou não membro do corpo de Cristo.

English



Voltar à página principal em português

O que diz a Bíblia a respeito do casamento inter-racial?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries