settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre beber álcool/vinho? É pecado um cristão beber álcool/vinho?

video
Resposta


As Escrituras têm muito a dizer sobre o consumo de álcool (Levítico 10:9; Números 6:3; Deuteronômio 29:6; Juízes 13:4, 7, 14; Provérbios 20:1; 31:4; Isaías 5:11, 22; 24:9; 28:7; 29:9; 56:12). No entanto, a Escritura não proíbe necessariamente um cristão de beber cerveja, vinho ou qualquer outra bebida que contenha álcool. De fato, algumas Escrituras discutem o álcool em termos positivos. Eclesiastes 9:7 instrui: “Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe gostosamente o teu vinho.” O Salmo 104:14-15 afirma que Deus dá o vinho “que alegra o coração dos homens”. Amós 9:14 fala sobre beber vinho de sua própria vinha como um sinal da bênção de Deus. Isaías 55:1 encoraja: “... sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.…”


O que Deus ordena aos cristãos em relação ao consumo de álcool é evitar a embriaguez (Efésios 5:18). A Bíblia condena a embriaguez e seus efeitos (Provérbios 23:29-35). Os cristãos também são ordenados a não permitir que seus corpos sejam "dominados" por nada (1 Coríntios 6:12; 2 Pedro 2:19). Beber álcool em excesso é, sem dúvida, viciante. As Escrituras também proíbem um cristão de fazer qualquer coisa que possa ofender outros cristãos ou levá-los a pecar contra a sua consciência (1 Coríntios 8:9-13). À luz desses princípios, é muito difícil que qualquer cristão possa dizer que bebe álcool em excesso para a glória de Deus (1 Coríntios 10:31).

Jesus transformou água em vinho. Parece até que Jesus bebeu vinho em algumas ocasiões (João 2:1-11; Mateus 26:29). Nos tempos do Novo Testamento, a água não era muito limpa. Sem saneamento moderno, a água frequentemente estava repleta de bactérias, vírus e todos os tipos de contaminantes. O mesmo é verdade hoje em muitos países do terceiro mundo. É por isso que as pessoas costumavam beber vinho (ou suco de uva), porque era menos provável de ser contaminado. Em 1 Timóteo 5:23, Paulo instrui Timóteo a parar de beber exclusivamente água (o que provavelmente estava lhe causando problemas estomacais) e, em vez disso, beber vinho. Naquela época, o vinho era fermentado (continha álcool), mas não necessariamente no grau que é hoje. Não se pode dizer que era suco de uva, mas também não se pode dizer que era o mesmo vinho que se consome hoje. Mais uma vez, as Escrituras não proíbem os cristãos de beber cerveja, vinho ou qualquer outra bebida que contenha álcool. Em si, o álcool não é maculado pelo pecado. O que o cristão deve absolutamente evitar é a embriaguez e o vício do álcool (Efésios 5:18; 1 Coríntios 6:12).

Quando o álcool é consumido em pequenas quantidades, não é prejudicial ou viciante. Além do mais, alguns médicos recomendam beber pequenas quantidades de vinho tinto por seus benefícios à saúde, especialmente para o coração. O consumo de pequenas quantidades de álcool é uma questão de liberdade cristã. A embriaguez e o vício são pecados. No entanto, por causa dos temores bíblicos em relação ao álcool e seus efeitos, por causa de quão fácil é ser tentado a consumir álcool em excesso, e por causa da possibilidade de ofender e/ou causar tropeço, é melhor que o cristão se abstenha de beber álcool.

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre beber álcool/vinho? É pecado um cristão beber álcool/vinho?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries