GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Como posso superar os sentimentos de rejeição?"

Resposta:
Todos nós somos propensos à decepção e sentimentos de rejeição, e isso é especialmente verdadeiro no rescaldo de um relacionamento quebrado. No entanto, como crentes nascidos de novo, temos um recurso na Palavra de Deus que pode trazer conforto e clareza para a situação. A rejeição de uma pessoa não significa que somos incapazes de ser amados. Entretanto, temos uma escolha a fazer: podemos permitir que uma rejeição determine como nos sentimos e afete a nossa ideia de quem somos, ou podemos optar por avançar com base em algo que é muito mais duradouro.

O que é duradouro? Para os crentes, é a nossa posição em Cristo. Quando nascemos de novo, somos aceitos. "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado" (Efésios 1:3-6 ).

Embora não a mereçamos e nem possamos ganhá-la (Efésios 2:8-9), o Senhor Jesus Cristo nos abençoou com toda bênção espiritual e nos fez aceitos nEle. Esta aceitação é o Seu dom da graça, e ela transcende todos e quaisquer sentimentos que tenhamos quando não são baseados na realidade da Palavra de Deus. Ao apropriar-nos desta verdade pela fé, ela torna-se realidade em nossos corações e vidas.

Viver de acordo com os nossos sentimentos é doloroso. Seremos magoados e desapontados, pois vivemos em um mundo caído. Como reagimos a essa mágoa e decepção nos permitirá crescer mais fortes em nossa caminhada com o Senhor ou significará que estamos caminhando feridos. Ambos os resultados são a nossa escolha. Deus faz com que seja possível que caminhemos pelas decepções da vida com o conhecimento de que a Sua provisão funciona. Sua graça e conforto são nossos quando descansamos nEle. Todo filho de Deus nascido de novo tem todas estas provisões e bênçãos em Cristo, mas temos que optar por utilizá-las. É como ter um milhão de dólares no banco e escolher morrer de fome porque não usamos esse dinheiro para comprar comida.

Como crentes, não somos definidos pelos nossos fracassos passados ou pela decepção e rejeição dos outros. Somos definidos como filhos de Deus, nascidos de novo em novidade de vida e dotados de todas as bênçãos espirituais e aceitação em Cristo Jesus. Esse é o fator determinante quando se trata de uma vida vitoriosa. Podemos andar em nossa própria força e no que o apóstolo Paulo chama de "carne", ou podemos andar no poder do Espírito Santo. É a nossa escolha. Deus nos deu a Sua armadura (Efésios 6:11-18), mas cabe a nós usá-la pela fé.

Portanto, como um filho de Deus, você sofrerá decepção nesta vida, mas como um filho do Rei, esta rejeição é um pequeno contratempo. É possível escolher reivindicar a herança de um filho de Deus e seguir em frente na graça. Perdoar aos outros e a si mesmo é um presente que você pode dar porque lhe foi dado primeiramente pelo Senhor Jesus Cristo (Efésios 4:32).

© Copyright Got Questions Ministries