GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Por que tantos jovens estão se afastando da fé?"

Resposta:
Nem toda criança que começa na igreja permanece na igreja; na verdade, muitos jovens estão se afastando da fé e abandonando a igreja à medida que envelhecem. Uma pesquisa recente realizada pelo Barna Group, uma organização líder de pesquisa cujo foco está na relação entre fé e cultura, descobriu que menos de 1% da população adulta jovem nos Estados Unidos tem uma cosmovisão bíblica. Ainda mais surpreendente, os dados mostram que menos de meio por cento dos cristãos com idades entre 18 e 23 anos têm uma cosmovisão bíblica.

O Grupo Barna definiu uma cosmovisão bíblica como a crença no seguinte:
• a verdade moral absoluta existe
• a Bíblia é completamente inerrante
• Satanás é um ser real, não simbólico
• uma pessoa não pode conquistar o seu caminho para o reino de Deus através de boas obras
• Jesus Cristo viveu uma vida sem pecado na Terra
• Deus é o Criador supremo dos céus e da terra e reina sobre todo o universo hoje

Outro estudo do Seminário Fuller também analisou por que os jovens estão se afastando da fé. O estudo Fuller determinou que o fator mais importante para saber se os jovens deixam a igreja ou permanecem firmes na sua fé é se têm um porto seguro para expressar as suas dúvidas e preocupações relativas à sua fé antes de saírem de casa. Esse refúgio é encontrado em dois lugares: em sua casa e no ministério de jovens da sua igreja.

O estudo Fuller também descobriu que a maioria dos programas para jovens da igreja tende a se concentrar em fornecer entretenimento e pizza, em vez de edificar os jovens em sua fé. Como resultado, os adolescentes estão mal equipados para enfrentar os desafios que encontrarão ao saírem de casa. Não é de admirar que alguns jovens se afastem da fé, se, para começar, nunca foram alicerçados nela.

Dois estudos conduzidos pelo Barna Group e pelo USA Today descobriram que quase 75 por cento dos jovens cristãos se afastam da fé e abandonam a igreja após o ensino secundário. Uma das principais razões pelas quais fazem isso é o ceticismo intelectual. Mas quantos destes jovens realmente aprenderam a Bíblia em suas casas ou na igreja? As estatísticas mostram que as crianças hoje passam em média 30 horas por semana na escola, onde muitas vezes aprendem ideias que são diametralmente opostas às verdades bíblicas, tais como: a evolução, a aceitação da homossexualidade, etc. Depois, voltam para casa e passam mais 30 horas por semana em frente a um aparelho de televisão sendo bombardeados por comerciais e seriados, jogando videogame ou conectando-se nas redes sociais. Isto contrasta com o tempo gasto semanalmente na sala de aula da igreja: 45 minutos. Dada a quantidade de exposição às influências mundanas versus o treinamento bíblico, é compreensível por que os jovens deixam o lar sem uma cosmovisão cristã e por que muitos estão se afastando da fé. Não só a maioria dos jovens não está bem fundamentada na fé, mas também não está sendo ensinada a examinar de forma inteligente os pontos de vista dos céticos que inevitavelmente desafiarão a sua fé. A maioria destes estudantes não está preparada para entrar na sala de aula da faculdade, onde mais de metade de todos os professores universitários vêem os cristãos com hostilidade e aproveitam todas as oportunidades para menosprezá-los e à sua fé.

Um fator-chave para evitar que os jovens se afastem da fé é a influência dos pais. É como diz o Provérbio: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (Provérbios 22:6). Um estudo específico descobriu que quando ambos os pais eram fiéis e ativos na igreja, 93 por cento dos seus filhos permaneciam fiéis. Quando apenas um dos pais era fiel, 73 por cento dos filhos permaneciam fiéis. Quando nenhum dos pais era particularmente ativo na igreja, apenas 53% dos filhos permaneceram fiéis. Nos casos em que nenhum dos pais era ativo e só frequentava a igreja de vez em quando, a percentagem caía para apenas 6 por cento.

Existem muitas crenças concorrentes no mercado de ideias. O relativismo e o ceticismo são comumente vistos como posições “iluminadas” na nossa sociedade. Os pais cristãos devem treinar os seus filhos na Palavra de Deus (Deuteronômio 6:6–9). Os adolescentes devem poder sair de casa sem se afastar da fé. Devem ser totalmente treinados em como responder aos seus amigos descrentes. Também devem estar prontos para dar uma razão para a esperança que há dentro deles (1 Pedro 3:15).

O fato de que tantos jovens estão se afastando da fé deve preocupar todas as famílias cristãs e todas as igrejas. Não basta culpar a secularização da sociedade ou o aumento do analfabetismo bíblico no mundo em geral. Se o mundo é biblicamente analfabeto, então a igreja é parcialmente culpada, já que a igreja deve “proclamar as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2:9). As igrejas precisam examinar atentamente seus programas para jovens. Em vez de entretê-los com esquetes, bandas e filmes, precisamos ensinar-lhes as Escrituras com lógica, verdade e uma cosmovisão cristã. Frank Turek, um autor cristão e palestrante sobre apologética, aborda o problema do afastamento da fé dos jovens desta forma: “Aquilo com que os ganhamos se torna o motivo por que os ganhamos. Se os conquistarmos com entretenimento e pouco compromisso, nós os conquistaremos para o entretenimento e pouco compromisso. Charles Spurgeon estava muito à frente de seu tempo quando implorou à igreja que começasse a ‘alimentar as ovelhas em vez de divertir as cabras’” (“The Seeker Church: Is Someone Making Disciples?” CrossExamined. Web. 5 outubro 2015, em inglês).

© Copyright Got Questions Ministries