GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: O que um cristão deve fazer se for casado com um incrédulo? | GotQuestions.org/Portugues

Resposta:
Ser casado com um incrédulo pode ser um dos desafios mais difíceis na vida de um cristão. O casamento é uma aliança sagrada que une duas pessoas em uma só carne (Mateus 19:5). Pode ser muito difícil para um crente e um incrédulo viverem em harmonia pacífica (2 Coríntios 6:14-15). Se um dos cônjuges se tornar cristão após o casamento, as dificuldades inerentes à vida sob duas autoridades diferentes rapidamente se tornarão aparentes.

Muitas vezes os cristãos nesta situação procuram uma saída para o casamento, convencidos de que esta é a única maneira de realmente honrar a Deus. A Bíblia, porém, diz o contrário. É muito importante não apenas estar contente com a nossa situação, mas também procurar maneiras de trazer glória a Ele em meio às nossas circunstâncias desafiadoras (1 Coríntios 7:17). A Bíblia aborda especificamente aqueles que são casados com incrédulos em 1 Coríntios 7:12-14: “…se algum irmão tem mulher incrédula, e esta consente em morar com ele, não a abandone; e a mulher que tem marido incrédulo, e este consente em viver com ela, não deixe o marido. Porque o marido incrédulo é santificado no convívio da esposa, e a esposa incrédula é santificada no convívio do marido crente...”

Os cristãos casados com incrédulos precisam orar pelo poder do Espírito Santo para capacitá-los a professar Cristo e a viver na luz da presença de Deus (1 João 1:7). Eles devem buscar o poder transformador de Deus para mudar os seus corações e produzir o fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22-23). Uma esposa cristã é obrigada a ter um coração submisso, mesmo para com o seu marido incrédulo (1 Pedro 3:1), e precisará permanecer perto de Deus e confiar na Sua graça para poder fazê-lo.

Os cristãos não foram feitos para viverem vidas solitárias; eles precisam encontrar apoio de fontes externas, como a igreja e grupos de estudo bíblico. Ser casado com um incrédulo não altera a santidade do relacionamento, por isso deve ser prioridade de todo cristão orar por seu cônjuge e dar um bom exemplo, permitindo que a luz de Cristo brilhe intensamente (Filipenses 2:14). Que a verdade encontrada em 1 Pedro 3:1 – que um cônjuge incrédulo é “ganho” – seja a esperança e o objetivo de todo cristão casado com um incrédulo.

© Copyright Got Questions Ministries