GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: Qual é a chave para conhecer verdadeiramente a Deus? | GotQuestions.org/Portugues

Resposta:
Dentro de todos nós existe um forte desejo de ser conhecido e de conhecer os outros. A Pessoa mais importante a conhecer é o nosso Criador. Na verdade, Jesus ensinou que a vida eterna não é apenas um período de tempo; é um relacionamento: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (João 17:3).

Um ingrediente importante para conhecer verdadeiramente a Deus é encontrada no que Deus revelou sobre Si mesmo na Bíblia. Ele quer ser conhecido (ver Atos 17:27). O problema é a nossa pecaminosidade. Somos todos pecadores (Romanos 3) e não alcançamos o padrão de santidade exigido para ter comunhão com Deus. Nós “mudamos a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis” (Romanos 1:23). Portanto, para conhecer verdadeiramente a Deus, devemos primeiro reconhecer o nosso pecado e arrepender-nos dele (ver Atos 3:19).

Ao nos afastarmos do pecado, devemos nos voltar para Jesus Cristo, o único Salvador do pecado. Somente em Jesus está a salvação (Atos 4:12). Recebemos Jesus pela fé: “A todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome” (João 1:12). A morte e ressurreição de Jesus proporcionaram o perdão dos nossos pecados, e só Ele é o caminho para um conhecimento pessoal de Deus: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6).

Jesus nos revelou quem é Deus, por isso, para conhecer a Deus, devemos olhar para Jesus: “Quem me vê a mim vê o Pai... Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim?” (João 14:9–10; cf. João 17:6). Cada obra que Jesus fez foi em obediência ao Pai celestial (João 5:19). Cada palavra que Jesus falou veio diretamente do Pai (João 12:49). Para conhecer a Deus, devemos conhecer Jesus.

Outro ingrediente importante para conhecer verdadeiramente a Deus é ler a Bíblia, a Palavra de Deus. Na Bíblia temos a revelação de Deus sobre Seu caráter, Suas promessas e Sua vontade. É através da Bíblia que sabemos que Deus é “compassivo e cheio de graça, paciente e grande em misericórdia e em verdade” (Salmo 86:15). É através da Bíblia que sabemos que Deus é “grande, poderoso e temível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita suborno” (Deuteronômio 10:17). É através da Bíblia que sabemos que Deus é “o Rei eterno, imortal, invisível”, digno de “honra e glória pelos séculos dos séculos” (1 Timóteo 1:17).

Conhecer verdadeiramente a Deus também vem através do nosso compromisso de obedecer ao que lemos nas Escrituras. Fomos salvos para boas obras (Efésios 2:10) e, ao obedecermos ao Senhor, tornamo-nos parte do plano de Deus de continuar a revelar-Se ao mundo. Somos sal e luz nesta terra (Mateus 5:13–14), concebidos para trazer o sabor de Deus ao mundo e servir como uma luz brilhante no meio das trevas. O próprio Jesus deu a maior importância a amar a Deus com tudo o que somos e amar o próximo como a nós mesmos (Mateus 22:37–40).

Esses são os três ingredientes principais para conhecer verdadeiramente a Deus. É claro que aqueles que conhecem a Deus também estarão comprometidos com a oração, a comunhão com outros crentes, a adoração sincera e a caminhada no Espírito. Jesus ensinou aos Seus discípulos sobre o Espírito Santo, contrastando a ignorância do mundo sobre Ele com o conhecimento dos discípulos: “... o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós” (João 14:17). É através do Espírito de Deus que temos “o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Romanos 8:15–16). Através de Cristo e da habitação do Espírito Santo, as nossas vidas podem ser cheias de Deus e podemos experimentar a alegria de conhecê-lo verdadeiramente.

© Copyright Got Questions Ministries