GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que a Bíblia diz sobre pesadelos?"

Resposta:
Os pesadelos são definidos como sonhos que produzem uma resposta emocional negativa forte, como medo ou horror. Os que sofrem com pesadelos geralmente acordam em um estado de extrema angústia, até mesmo ao ponto de uma severa resposta física – batimento cardíaco acelerado, transpiração profusa, náuseas - e muitas vezes não conseguem voltar a dormir por algum tempo. As causas dos pesadelos são variadas. As crianças, por causa de suas imaginações ativas, são propensas a pesadelos, alguns tão graves que acordam gritando e chorando. Incidentes extremos destes também são referidos como “terrores noturnos”. Comer certos alimentos muito perto da hora de dormir pode desencadear um pesadelo, assim como ver filmes de terror. Ir para a cama angustiado com as circunstâncias da vida ou depois de uma briga ou discussão também pode causar pesadelos por causa da atividade contínua do cérebro durante o sono.

Não há dúvida de que os pesadelos podem ser extremamente perturbadores, mas há algum significado espiritual para eles? Sonhos e visões são mencionados na Bíblia, e Deus às vezes usou o estado de sonho para se comunicar com os seus profetas e outros. Deus falou com Abimeleque, em Gênesis 20, advertindo-o para não tocar na mulher de Abraão, Sara. Outros sonhos incluem a escada de Jacó (Gênesis 28); o sonho de José de que os seus irmãos iriam lhe servir, o que causou a sua prisão no Egito (Gênesis 37); o sonho de José sobre Faraó (Gênesis 40-41), o qual o levou a ser o segundo homem mais poderoso do Egito. O Senhor ou o Seu anjo apareceu a outros na Bíblia, incluindo Gideão (Juízes 7), Salomão (1 Reis 3), Nabucodonosor (Daniel 2), Maria (Mateus 1), José (Mateus 2) e a esposa de Pilatos (Mateus 27). Nenhum desses sonhos, no entanto, pode realmente ser chamado de um pesadelo. Sendo assim, parece que Deus não fala com as pessoas através de pesadelos.

Algumas pessoas acham que Satanás ou os seus demônios estão se infiltrando em suas mentes durante os pesadelos, mas não há nada na Bíblia que justifique isso. Não há incidentes bíblicos de forças demoníacas se comunicando com as pessoas durante os sonhos ou pesadelos. Muito provavelmente, os pesadelos não são nada mais do que a maneira do cérebro de contender com os nossos medos e preocupações, uma vez que continua a funcionar durante os ciclos do sono. Se um cristão experimenta pesadelos contínuos e frequentes que estão interrompendo o sono e causando perturbação emocional em uma base regular, talvez ajuda médica seja necessária. Mas, como em todas as coisas, a oração é a nossa arma mais poderosa contra qualquer tipo de estresse emocional ou espiritual. Orar por quinze ou vinte minutos antes do sono é a forma mais eficaz para acalmar a mente e o coração e para se preparar para um sono repousante. Como em todas as coisas, Deus concede sabedoria para aqueles que a buscam (Tiago 1:5), e Ele também prometeu a Sua paz a todos os que a procuram. "Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus" (Filipenses 4:6-7).

© Copyright Got Questions Ministries