GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que diz a Bíblia sobre a fé?"

Resposta:
Hebreus 11:1 nos diz que a fé é "a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem." Talvez nenhum outro componente da vida cristã seja mais importante do que a fé. Não podemos comprá-la, vendê-la ou dá-la aos nossos amigos. Então, o que é a fé e qual é o seu papel na vida cristã? O dicionário define a fé como "crença, devoção ou confiança em alguém ou alguma coisa, especialmente sem prova lógica." Ele também define a fé como "crença e devoção a Deus." A Bíblia tem muito mais a dizer sobre a fé e sua grande importância. Na verdade, ela é tão importante que sem fé não temos lugar com Deus, e é impossível agradá-lo (Hebreus 11:6). A fé é a crença no único e verdadeiro Deus, sem realmente vê-Lo.

De onde a fé vem? A fé não é algo que podemos criar por conta própria, nem é algo com que nascemos; também não é resultado da diligência no estudo ou busca do espiritual. Efésios 2:8-9 deixa claro que a fé é um dom de Deus, não porque a merecemos ou por sermos dignos de tê-la ou ganhá-la. Não é de nós mesmos; ela é de Deus. Não é obtida por nosso poder ou vontade própria, mas simplesmente nos é dada por Deus, juntamente com a Sua graça e misericórdia, de acordo com o Seu santo plano e propósito. Por causa disso, Ele recebe toda a glória.

Por que ter fé? Deus planejou uma maneira de distinguir entre aqueles que pertencem a Ele e aqueles que não pertencem, e isso é chamado de fé. Simplificando, precisamos de fé para agradar a Deus. Deus nos diz que agrada-lhe quando cremos nEle mesmo quando não podemos vê-lo. Uma parte fundamental de Hebreus 11:6 é que "Ele se torna galardoador dos que o buscam." Isso não quer dizer que temos fé apenas para obter algo dEle. No entanto, Deus ama abençoar aqueles que são obedientes e fiéis. Vemos um exemplo perfeito disso em Lucas 7:50. Jesus está tendo um diálogo com uma mulher pecadora quando Ele nos dá um vislumbre da razão pela qual a fé é tão gratificante. "A tua fé te salvou; vai-te em paz." A mulher teve fé em Jesus Cristo e Ele a recompensou por isso. Por último, a fé é o que nos sustenta até o fim, sabendo pela fé que vamos estar no céu com Deus por toda a eternidade. "…a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma" (1 Pedro 1:8-9).

Exemplos de fé. Hebreus capítulo 11 é conhecido como o "capítulo da fé" porque nele grandes obras da fé são descritas. Pela fé Abel ofereceu um sacrifício agradável ao Senhor (v. 4); pela fé Noé preparou a arca em um momento em que a chuva era desconhecida (v. 7); pela fé Abraão saiu de sua casa e obedeceu a ordem de Deus para ir a um lugar que ainda não conhecia e, em seguida, ofereceu voluntariamente o seu único filho (vv. 8-10, 17); pela fé Moisés guiou os filhos de Israel para fora do Egito (vv. 23-29); pela fé Raabe recebeu os espiões de Israel e salvou a sua vida (v. 31). Muitos outros heróis da fé são mencionados, "os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros" (vv. 33-34). Claramente, a existência da fé é demonstrada pela ação.

A fé é a base do Cristianismo. Sem demonstrar fé e confiança em Deus, não temos lugar com Ele. Acreditamos na existência de Deus pela fé. A maioria das pessoas têm uma noção vaga e desarticulada de quem é Deus, mas falta a reverência necessária para a Sua posição exaltada em suas vidas. Essas pessoas não têm a verdadeira fé necessária para ter um relacionamento eterno com o Deus que as ama. A nossa fé às vezes falha, mas porque é o dom de Deus dado a Seus filhos, Ele proporciona momentos de provação e teste a fim de provar que a nossa fé é real e para aguçar e fortalecê-la. É por isso que Tiago nos diz para considerar motivo de "toda alegria" porque o teste da nossa fé produz perseverança e nos amadurece, fornecendo a prova de que a nossa fé é verdadeira (Tiago 1:2-4).

© Copyright Got Questions Ministries